Seminário: «O tronco, a coluna vertebral e a atividade física: perspetivas multidisciplinares»

O Salão Nobre da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) recebe, dia 24 de abril, o seminário intitulado: "O tronco, a coluna vertebral e a atividade física: perspetivas multidisciplinares". A iniciativa, a decorrer entre as 17h00 e as 22h00, é dirigida a profissionais com intervenção no desporto, nas áreas do treino, fisioterapia e avaliação funcional.

A organização está a cargo do Laboratório de Comportamento Motor (LCM), um dos laboratórios da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa, cujo foco é o "conhecimento acerca do controlo e coordenação de movimentos". Um aspeto igualmente relevante nas atividades do laboratório é a "natureza dos processos de mudança e adaptação que caracterizam a investigação em Desenvolvimento Motor e Aprendizagem Motora".

O seminário conta com intervenções de profissionais da FMH, assim como de outras entidades, como é o caso da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona, Hospital da Cruz Vermelha, Escola Superior de Saúde de Alcoitão, Escola Superior de Saúde Rio Maio, WellXProSchool.

"O desenvolvimento da musculatura do tronco: fundamentos e orientações para o treino" é o tema da primeira intervenção, que será proferida por Pedro Pezarat Correia, coordenador do LCM. Outros tópicos a desenvolver incluem: "Treino para a melhoria funcional do tronco", "Dor, instabilidade e alterações posturais na disfunção lombopélvica: caracterização e princípios de intervenção" e "Treino da força abdominal durante a gravidez e puerpério".

A presidente do Grupo de Interesse em Fisioterapia na Saúde da Mulher da Associação Portuguesa de Fisioterapia, Fátima Sancho, abordará o tema "Dor lombopélvica na mulher grávida".

O programa pode ser consultado aqui.

Para mais informações e efetuar a inscrição (até dia 17 de abril): cursosbreves@fmh.ulisboa.pt

Sobre o LCM
Formalmente constituído em 2009, o LCM passou a ter um maior dinamismo a partir de 2012, tendo o atual coordenador sido nomeado pelo presidente da FMH em fevereiro de 2013.
Tem, como objeto de investigação: "a compreensão e otimização da performance humana nos domínios da aprendizagem, do desenvolvimento,  do  controlo e da coordenação motora, especificamente dos processos neurofisiológicos associados ao comportamento motor em contextos diversos (educativo, laboral, movimentos fundamentais e movimentos especializados do desporto e artes performativas, fisioterapia/reabilitação de funções motoras) e com populações diferenciadas (crianças, adultos, idosos, atletas e não atletas, artistas, trabalhadores e sujeitos com disfunções do movimento) com extensão a aspetos  comportamentais no âmbito da interação social".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda