XIII Curso Pós-Graduado sobre Envelhecimento - "Geriatria prática"

A Unidade Curricular de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, sob a regência de Manuel Teixeira Veríssimo, e o Serviço de Medicina Interna A do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), dirigido por Armando Carvalho, organizam, nos dias 24 e 25 de setembro, o XIII Curso Pós-Graduado sobre Envelhecimento "Geriatria Prática".

O evento é presidido por Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI). Na sua opinião, "numa sociedade com cada vez mais idosos e, por consequência, com cada vez maior prevalência de doença crónica e incapacidade, é fundamental que os profissionais de saúde tenham também cada vez maior formação em Geriatria". Salienta ainda que o curso, que nas últimas edições tem ultrapassado as mil inscrições, pretende "trazer à discussão os problemas das pessoas idosas, pondo a tónica no tratamento da doença, mas também no envelhecimento saudável e na qualidade de vida".

Armando Carvalho, que assumiu recentemente o cargo de presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos, irá moderar o primeiro painel do programa, intitulado "Consequências clínicas do envelhecimento dos órgãos". António Jorge Ferreira, Rui Alves e Adélia Simão, todos de Coimbra, irão abordar, respetivamente, os temas: "Pulmão e envelhecimento", "Rim e envelhecimento" e "Fígado e envelhecimento".



João Gorjão Clara, coordenador da Consulta de Geriatria do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), reconhecida como "centro de excelência" pela Associação Internacional de Gerontologia e Geriatria (IAGG), e coordenador do Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (GERMI), vai igualmente moderar um dos painéis do curso. A sessão, sobre "Diagnósticos a não esquecer nos idosos", terá a participação de Jorge Polónia, do Porto, que irá falar na hipertensão arterial secundária, e de Miguel Melo e de Joaquim Moita, ambos de Coimbra, que abordarão o hipotiroidismo e a apneia do sono.



Helena Saldanha, professora catedrática jubilada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, doutorada em Medicina Interna, participa novamente no curso, como presidente da conferência que se realiza no primeiro dia do curso e na qualidade de presidente de honra do evento. O orador convidado, Arthur Moreira Neto, do Rio de Janeiro, incidirá a sua palestra sobre "O papel terapêutico da música nos idosos".

Quanto à importância do evento, e entrevistada pela Just News no âmbito da anterior edição, Helena Saldanha recorda que "o primeiro curso, anteriormente designado por `Jornadas de Geriatria dos HUC`, realizou-se em 1978. Há 12 anos, estas Jornadas passaram a designar-se por Curso Pós-Graduado, tendo possibilitado a participação de pessoas não só da área médica, mas também de toda a sociedade, que, quer queiramos quer não, influencia com maior ou menor intensidade o envelhecimento. Neste curso vamos para ensinar, mas também para muito aprender!"



O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, também ele internista, volta a marcar presença nesta edição do curso, como moderador de um dos seis painéis do programa, onde o debate estará focado nas "Respostas ao envelhecimento da população".



Luís Campos, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e diretor do Serviço de Medicina do Hospital S. Francisco Xavier/Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, é um dos intervenientes no último painel do XIII Curso Pós-Graduado sobre Envelhecimento, onde irá desenvolver o tema: "Boa gestão da doença crónica no idoso".

Tendo organizado recentemente uma reunião sobre “O doente idoso em ambulatório”, Luís Campos afirmou à Just News que “os idosos apresentam características diferentes, que exigem uma abordagem e uma farmacocinética específica” e salientou a importância de se manter estes pacientes “fora do internamento, sempre que possível, para evitar patologias iatrogénicas”. Além disso, “é preciso fazer uma avaliação global destes doentes, para que tenham qualidade de vida, mesmo em caso de doença”.



O programa completo do curso pode ser consultado aqui.

Para mais informações:
Secretariado: Maristela Paiva
Telf.: 239 400 552
Telm.: 919 369 172
Email: ageriatria@gmail.com

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda