KRKA

CHULN celebra 2 anos do projeto de telemonitorização na insuficiência cardíaca

Fausto Pinto, diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, aproveitou o 2.º aniversário do lançamento do projeto de telemonitorização na insuficiência cardíaca para lembrar que foi “a grande vontade de fazermos o melhor pelos nossos doentes” que levou à sua concretização.


Fausto Pinto

“Foi com um grande interesse e orgulho que introduzimos esta componente da monitorização no programa de IC que implementámos no nosso Serviço. O grande desafio agora é sermos capazes de estendê-la a uma população de doentes maior”, afirmou o cardiologista, abrindo assim a sessão que teve lugar recentemente no Hospital de Santa Maria e na qual participaram muitos dos utentes incluídos no projeto de telemonitorização e seus familiares.

Lembrando que a IC “é um problema que, do ponto de vista clínico, tem vindo a assumir proporções cada vez maiores”, Fausto Pinto sublinhou que “isso também resulta do nosso sucesso, ou seja, do facto de tratarmos mais e melhor os doentes com patologia cardíaca”.



Fausto Pinto, que também dirige o Departamento de Coração e Vasos do CHULN, que o Serviço de Cardiologia integra, fez questão em agradecer a todos os profissionais envolvidos no projeto. “Têm sido dois anos de dedicação total de uma equipa multidisciplinar que tem, de facto, desenvolvido um trabalho muito estimulante e com resultados muito bons”, disse.


Luís Pinheiro

Luís Pinheiro, diretor clínico do CHULN, representou o Conselho de Administração na cerimónia e deixou expresso que “a telemonitorização é um dos paradigmas daquilo que deve ser o hospital do presente e do futuro, que olha para fora de si mesmo”. E insistiu: “O hospital tem que começar a assumir-se como uma instituição que extravasa completamente os seus limites em termos físicos.”

Um internamento a cada 28 minutos e um óbito a cada 3,8 horas

Dulce Brito, que coordena a Unidade de Internamento Geral do Serviço de Cardiologia do CHULN, tem sob a sua responsabilidade não só a gestão do projeto de telemonitorização mas também do próprio programa estruturado de seguimento de doentes com IC em que aquele está inserido: o RICA-HF Team (Registo de IC Aguda – Heart Failure Team).

Ao usar da palavra, a cardiologista fez questão de lembrar que, de acordo com estimativas de 2018, existirão no nosso país pelo menos 400 mil doentes com IC e que esta “é a primeira causa de internamento em Portugal e no mundo nos doentes com mais de 65 anos”.


Dulce Brito

Mais impressionante ainda é o facto de a IC ser responsável por um internamento nos hospitais portugueses a cada 28 minutos e por um óbito a cada 3,8 horas.

“A telemonitorização é realmente eficaz na prevenção das descompensações de IC, na redução das hospitalizações e na mortalidade”, afirmou a cardiologista, ressalvando, contudo, que a mesma “deve ser dirigida a populações específicas, constituída por doentes de alto risco, devendo ser implementada e monitorizada de forma a assegurar uma utilização e uma adesão elevadas”. O grande objetivo é, afinal, “conduzir e melhorar os cuidados prestados ao doente”.



“A telemonitorização é uma ferramenta útil quando integrada num contexto multidisciplinar que inclui proporcionar educação ao doente e ao seu cuidador, tratamento otimizado e apoio psicológico e social”, referiu Dulce Brito.

O cardiologista Afonso Nunes Ferreira integra o RICA-HF Team e coube-lhe apresentar alguns dados relacionados com o projeto de telemonitorização iniciado no final de 2017 e que permite seguir em suas casas cerca de três dezenas de doentes com IC, 24 horas por dia, 7 dias por semana.


Afonso Nunes Ferreira

“Contámos com uma adesão de 92% na transmissão de dados, de acordo com o protocolo estabelecido, e aquilo que verificámos foi que houve uma redução bastante significativa de 73% nas hospitalizações e na mortalidade quando comparámos este grupo com o do acompanhamento usual”, reportou o médico do Serviço de Cardiologia do CHULN.

Ao procurar-se avaliar a qualidade de vida subjetiva junto dos próprios doentes, mais de metade dos que participam no projeto de telemonitorização admitiu registar uma melhoria significativa, por oposição a apenas 16% dos doentes acompanhados de forma usual e a 32% dos que estão incluídos no programa estruturado.


Médicos, doentes e cuidadores celebram 2 anos do projeto de telemonitorização na insuficiência cardíaca e dos "resultados muito bons”

“Envolvimento das associações de doentes é essencial”

“Promover a prevenção da IC passa, antes de mais, por dar informação às pessoas sobre o que é a insuficiência cardíaca e que tipo de comportamentos é que podemos ter para prevenir, ou pelo menos limitar, o aparecimento desta patologia”, afirmou Luís Filipe Pereira, presidente da AADIC – Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca.


Luís Filipe Pereira

Dando uma ideia das atividades que a AADIC tem desenvolvido, Luís Filipe Pereira destacou as ações desencadeadas junto da população sénior, o que é fácil de justificar: “Não é que a IC atinja apenas os estratos etários mais idosos. Ela é transversal, mas não há dúvida de que, em termos percentuais, é nessas faixas que se concentra a maior parte das pessoas com IC.”

Fausto Pinto, que encerrou a sessão, haveria de salientar que “o envolvimento das associações de doentes é, hoje em dia, considerado como essencial”.

O cardiologista, que a 1 de janeiro de 2021 assumirá a presidência da Federação Mundial do Coração, afirmou que, “só para dar um exemplo, nos EUA e na Europa, as associações de doentes estão já a participar na elaboração de guidelines na área da IC, o que demonstra a perceção da importância que tem a voz da sociedade civil com interesse próprio no tema”.


Dulce Brito (ao centro) com elementos da equipa de médicos envolvidos no programa de telemonitorização


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda