KRKA

Realiza-se no Seixal a XII edição de “Saúde para Todos"

A campanha “Não perca tempo, salve uma vida - o enfarte não pode esperar”, projeto europeu dinamizado em Portugal pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), vai estar presente na XII edição de “Saúde para Todos", uma iniciativa da Câmara Municipal e Centro de Saúde do Seixal, que decorrerá no dia 18 de maio, domingo, no Parque Urbano das Paivas, das 9h00 às 13h00 e entre as 14h00 e 19h00.

O evento vai promover junto de todos os visitantes a realização de rastreios de saúde sobre a visão, diabetes, tensão arterial, audição, colesterol, massa corporal, osteoporose, pé diabético e medicina dentária - cujos resultados serão registados no “Passaporte da Saúde”. Este documento será analisado por profissionais do Centro de Saúde do Seixal, que aconselharão da melhor forma todos os participantes e utentes acerca dos passos a tomar tendo em conta o resultado do “check up”.

Além dos rastreios de saúde, a XII edição de “Saúde para Todos" oferece um vasto conjunto de atividades, que inclui a realização de workshops sobre Suporte Básico de Vida, socorrismo pediátrico e alimentação vegetariana, aulas abertas de diversos tipos de dança, ginástica e defesa pessoal, a divulgação de terapias, como a drenagem linfática, acupunctura, terapias de relaxamento, reflexologia, massagens desportivas.

Será também prestado aos participantes aconselhamento sobre temas como a nutrição, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, diabetes, cancro da mama, doenças raras, enfarte agudo do miocárdio.

Os mais novos terão à disposição um espaço infantil, com pinturas faciais, insufláveis e muita animação.

Sobre a campanha “Não perca tempo, salve uma vida”
A campanha “Não perca tempo, salve uma vida - o enfarte não pode esperar” foi lançada em Portugal em 2011, pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), e tem como objetivo alertar a população portuguesa para a importância de conhecer os sintomas do enfarte de miocárdio e agir rapidamente ligando para o 112, de forma a ser corretamente encaminhado para o hospital onde possa receber o tratamento mais adequado. O objetivo é reduzir a mortalidade e morbilidade por enfarte agudo do miocárdio, através de um melhor encaminhamento e acesso dos doentes às terapêuticas mais adequadas.
O principal objetivo da campanha Não perca tempo. Salve uma vida é implementar um programa que possibilite aos doentes vítimas de enfarte o acesso atempado à Angioplastia Primária (tratamento recomendado para este tipo de doenças, que resulta na abertura da(s) artéria(s) obstruídas, restaurando a circulação sanguínea do miocárdio. Os últimos dados recolhidos em Portugal apontam para uma mortalidade por enfarte agudo do miocárdio na ordem dos 42%.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda