Cepheid Talks

Projeto «Bem-Estar Perinatal» visa minimizar o impacto negativo da depressão durante a gravidez e pós-parto

Em meados do próximo mês de fevereiro, uma equipa multidisciplinar de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) vai aplicar um programa pioneiro de prevenção/intervenção na Depressão Perinatal.

O projeto de investigação, intitulado “Bem-Estar Perinatal - Rastreio, prevenção e intervenção precoce na depressão perinatal nos cuidados de saúde primários”, pretende minimizar o elevado impacto negativo da depressão durante a gravidez e pós-parto. O programa fornece estratégias para ajudar a lidar com o stress, ansiedade e desânimo e para melhorar o bem-estar da mulher.

Para desenvolver o estudo, a equipa está a recrutar grávidas de todo o país, com mais de 18 anos de idade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do endereço eletrónico: bemestarperinatal.fmuc@gmail.com ou do telefone: 239 857759.

De acordo com a coordenadora do estudo, Ana Telma Pereira, «todas as mulheres grávidas poderão, potencialmente, beneficiar com esta intervenção, pois a todas será dada a oportunidade de serem avaliadas quanto à presença de sintomas de depressão perinatal e fatores de risco associados.»

As grávidas que «mantiverem sintomas clinicamente relevantes após o programa ou a quem seja diagnosticada Depressão Perinatal serão encaminhadas para consulta externa de psiquiatria, para avaliação e tratamento especializado por membros da equipa de investigação, no Centro de Responsabilidade Integrada de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra», explica a investigadora do Serviço de Psicologia Médica da FMUC.

O estudo é financiado pelo Programa Iniciativas de Saúde Pública, EEA-Grants (MFEEE 2009-2014), resultante do memorando de entendimento celebrado entre o Estado Português e os países doadores (Islândia, Liechtenstein e Noruega).


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda