KRKA

Obesidade infantil reúne especialistas nacionais e internacionais no Porto

O Hospital CUF Porto recebe amanhã, 14 de fevereiro, o 1º curso pós-graduado promovido pelo Grupo Nacional de Estudo e Investigação em Obesidade Pediátrica (GNEIOP). O evento, que vai contar com especialistas nacionais e internacionais para debater esta problemática, destina-se a médicos especialistas e internos de Pediatria e Medicina Geral e Familiar de todo o país.

No evento vão ser abordados temas como a nutrição nos primeiros 1000 dias de vida e o risco de obesidade no futuro, hipertensão arterial, diabetes, alterações do padrão do sono, novos mecanismos patogénicos envolvidos na obesidade, a importância da atividade física, os hábitos alimentares precoces de crianças portuguesas e espanholas e sua influência na ocorrência de obesidade, entre outros.

No Simpósio Satélite, organizado pelo Nestlé Nutrition Institute, cujo convidado é Ekhard E. Ziegler, será abordado o tema da relação entre o consumo de proteína e a obesidade infantil.

O programa pode ser consultado aqui.

Sobre Ekhard E. Ziegler:
Ekhard Ziegler formou-se em medicina na Universidade de Innsbruck, Áustria e especializou-se em pediatria. Em 1968 iniciou os estudos em nutrição infantil na Universidade de Lowa (EUA) onde é atualmente é professor de Pediatria. Ziegler conduziu e colaborou em inúmeros estudos nas seguintes áreas: requisitos nutricionais nos prematuros, amamentação em bebés prematuros, a importância do ferro em crianças durante a amamentação e a vitamina D em crianças amamentadas. Zigler é também cofundador do Banco de Leite Materno de Lowa (EUA). De momento está envolvido num estudo sobre métodos de prevenção da deficiência de ferro em crianças alimentadas por leite materno.
 
Sobre o GNEIOP
O GNEIOP é um Grupo Nacional de Estudo e Investigação em Obesidade Pediátrica liderado por Carla Rêgo. Este grupo é composto por pediatras e internos de pediatria que trabalham na área da obesidade pediátrica em hospitais portugueses, tanto no continente como nas ilhas. O GNEIOP surgiu da necessidade de alguns pediatras partilharem experiências, uniformizarem critérios de avaliação e criarem consensos sobre a terapêutica da obesidade e, particularmente, da comorbilidade cardiometabólica dela resultante. À necessidade de criar um grupo de discussão juntou-se a importância de criar uma plataforma de registo nacional, ferramenta importante de investigação e de avaliação do comportamento da doença e das suas complicações ao longo do tempo. Inicialmente, criou-se um grupo de 2-3 pediatras que se reunia mensalmente no Centro da Criança e do Adolescente do Hospital CUF Porto. Rapidamente se juntaram mais membros até ao ponto em que se alargou o debate e partilha de experiências a um grupo nacional.
A formação pós-graduada de diferentes grupos profissionais (médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, etc) que abordam a obesidade pediátrica no terreno é um dos seus objectivos, sendo este 1º Curso, apenas para médicos, a primeira iniciativa neste âmbito.

Contacto: gneiop.pt@gmail.com

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda