KRKA

Notícias de Enfermagem do CHUC: nova publicação partilha «experiências diferenciadoras de cuidados»

Acaba de ser lançado o primeiro número de Notícias de Enfermagem do CHUC (Centro Hospitalar Universitário de Coimbra). A publicação, dirigida por Áurea Andrade, visa "promover uma cultura de divulgação de novidades sobre o exercício de enfermagem na instituição, fomentando uma relação de proximidade e crescimento entre os enfermeiros".

Assim, o objetivo é que, em cada edição NEC, sejam divulgadas "atividades desenvolvidas por grupos de trabalho institucionais, iniciativas relevantes para a prática de enfermagem, experiências diferenciadoras de cuidados, eventos e reconhecimento do exercício profissional"

Nesta edição de setembro, podem ser conhecidas ou recordadas várias das ações desenvolvidos por vários grupos e projetos: grupo de trabalho institucional Nursing SHARE, Núcleo de Enfermagem de Reabilitação, Núcleo de Investigação em Enfermagem, GASIDE - Grupo de Assessoria aos Sistemas de Informação e Documentação em Enfermagem, grupo de “Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde de Enfermagem”.


Valorizar profissionais, incentivar a proatividade 

O NEC n.º 1 faz ainda referência a conquistas recentes de vários profissionais de Enfermagem do CHUC, de forma individual ou integrados em equipas multidisciplinares, com o propósito de valorizar o trabalho desenvolvido, mas também tendo em vista promover a cultura de uma crescente proatividade.

Assim, no âmbito da Reumatologia, está em foco a Consulta de Fraturas de Fragilidade, que recebeu, em Agosto, a certificação de nível bronze da International Osteoporosis Foundation: 

"Um reconhecimento do trabalho de excelência desenvolvido pelos enfermeiros (Ricardo Ferreira, Andréa Marques, Georgina Pimentel e Eduardo Santos), em parceria com a equipa médica do serviço de reumatologia dos CHUC, que visa identificar e tratar doentes que sofreram uma fratura de baixo impacto da anca, evitando novas ocorrências."


Ricardo Ferreira, Andréa Marques, Georgina Pimentel e Eduardo Santos

Coordenada pela reumatologista Mariana Santiago, a Consulta de Fraturas de Fragilidade arrancou em julho de 2018, estando associada uma consulta de Enfermagem, coordenada por Andréa Marques.

Nesta edição do NEC também merece destaque Márcia Pestana-Santos. A especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, com exercício no Bloco Operatório do Hospital Pediátrico de Coimbra-CHUC, foi distinguida com o Prémio Europeu de Excelência 2020 na Prática de Enfermagem, atribuído em maio pela Sigma (Sociedade Honorífica de Enfermagem). 


Márcia Pestana-Santos. Lúcia Sousa, Tânia Morgado e Vera Lopes

Quanto às enfermeiras Lúcia Sousa, Tânia Morgado e Vera Lopes, venceram o concurso de Investigação em Enfermagem do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), um projeto de investigação sobre a ansiedade em adolescentes.

É também partilhada a fotografia com que enfermeiras da Maternidade Daniel de Matos participaram num Concurso da Organização Mundial de Saúde. "Cuidar do Amor para que a Vida Não Pare" foi o lema escolhido.


Áurea Andrade

A Direção do NEC está a cargo de Áurea Andrade, enfermeira diretora do CHUC. No editorial desta primeira edição, a responsável recorda que "o CHUC teve de se reinventar e elaborou um plano de contingência, com a definição de ações concretas e objetivas antecipando as respostas às necessidades impostas pela pandemia", assegurando:

"Pugnaremos para que a enfermagem do CHUC seja tida como uma referência no âmbito nacional, reconhecida pela excelência dos cuidados que presta, suportados por uma filosofia de cuidar, um modelo próprio de gestão, formação e investigação, num ambiente promotor de satisfação e de desenvolvimento pessoal e profissional."


A publicação pode ser consultada aqui.




Hospital Público - jornal distribuído nos serviços e departamentos de todas as unidades hospitalares do SNS. 
Porque as boas práticas merecem uma ampla partillha entre profissionais!

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda