Jovens médicos são «um motor fundamental dentro do sistema nacional e regional de Saúde»

"Doenças da civilização" é o tema central das VII Jornadas do Médico Interno da Região Autónoma da Madeira. O evento realiza-se nos dias 13 e 14 de novembro de 2015, no Colégio dos Jesuítas, no Funchal, e inclui vários cursos pré-jornadas, nos dias 11 e 12 de novembro.

De acordo com a diretora do Internato Médico, Ana Paula Reis, o programa científico é "abrangente, transversal a todas as fases da vida e relevante para uma grande variedade de especialidades médicas e cirúrgicas".

Na apresentação do evento salienta ainda que o objetivo é "a troca de conhecimentos e de experiências e um aprofundamento das relações de amizade e colaboração entre os jovens médicos, que são, sem dúvida, um motor fundamental dentro do sistema nacional e regional de Saúde".



O programa, organizado em 9 mesas redondas, irá promover o debate sobre temas como a menopausa e andropausa, as doenças cardiovasculares, o internato médico, o stress e o burnout na classe médica, a perturbação de hiperatividade e défice de atenção, o diagnóstico precoce da doença celíaca ou a ética na prática clínica.

Uma das sessões estará particularmente focada em aspetos relacionados com a "Queda do idoso", sendo debatida a importância da prevenção, a abordagem no serviço de urgência, complicações a curto e longo prazo e a reabilitação multidisciplinar.

As jornadas são organizadas pela Direção do Internato Médico da Região Autónoma da Madeira (RAM) e pela Comissão de Internos do Serviço de Saúde da RAM (SESARAM).

O programa pode ser consultado aqui.

Para mais informações:
http://www.sesaram.pt/jornadasmedicointerno

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda