KRKA

IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Psicossomática

A Sociedade Portuguesa de Psicossomática vai organizar o seu 4º congresso na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, ao longo dos dias 30 e 31 de maio. A reunião tem como lema: "Tratar o futuro. Um lugar para a saúde".

No âmbito da apresentação e enquadramento do congresso, refere a Sociedade Portuguesa de Psicossomática: "Partindo das perspetivas da Psicologia, da Sociologia, da Filosofia, da Medicina, da Psiquiatria, da Psicanálise, da Neurobiologia, da Fisiologia e de outras áreas do conhecimento, interrogamo-nos sobre como abrir no presente caminhos para o futuro."

"É-se feliz na Austrália desde que lá se não vá" e "O ser e o estar na Maternidade. Transformações sobre o modo de nascer" são dois dos temas, que integram a primeira mesa redonda do congresso, que serão abordados, respetivamente, por Cristina Peres, jornalista no jornal Expresso, e por José Costa Martins, anestesiologista, diretor do Hospital do SAMS e investigador em Psicossomática - Dor.

Neste primeiro dia realizam-se ainda os simpósios "Construção da Identidade e Epigenética" e "Processos de Transformação no encontro terapêutico" e serão proferidas as conferências "Doenças dinâmicas: perspectivas da Teoria do Caos" e "Medicina do futuro: entre saúde e salvação".

No dia seguinte, 31 de maio, a mesa redonda sobre "Vulnerabilidade e Resiliência" vai permitir a abordagem de temas como "Elaboração Psíquica da Separação e Doença Somática", "(Re)significar o passado para (re)investir o futuro" e "Antes e depois do cancro infantil". Decorrerá também, neste segundo dia, um simpósio sobre projeto "Medicina e Narrativa", uma conferência de Maria José Vidigal, psiquiatra, pedopsiquiatra e psicanalista, e a mesa redonda "O Lugar da Consciência".

Antes da sessão de encerramento, o psiquiatra, psicanalista e presidente da Sociedade Portuguesa de Psicossomática, José Barata, irá proferir uma conferência.

O programa pode ser consultado aqui.

Contactos:
Email: info@sppsicossomatica.org
http://sppsicossomatica.org

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda