Cepheid Talks

Doentes neuromusculares: CRN apoia fisiatras na «otimização da função respiratória»

O Centro de Reabilitação do Norte (CRN), do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, está a promover o curso “Abordagem do Doente com Insuficiência Respiratória em Reabilitação”, nos dias 23 e 24 de janeiro de 2020, no Auditório do CRN.

O objetivo é a “sensibilização dos fisiatras para a importância da avaliação e da otimização da função pulmonar em programas de reabilitação de doentes neuromusculares”, segundo Inês Machado Vaz, fisiatra coordenadora da Unidade de Reabilitação Cardiorrespiratória e de Reconhecimento ao Esforço do CRN.

A médica relembra que os primeiros sinais de alarme de que se está perante um quadro de insuficiência cardíaca surgem com dificuldades em dormir, o que acaba por ter repercussões no dia-a-dia.

“A disfunção respiratória associada a doenças neuromusculares resulta do atingimento dos músculos respiratórios e disfunção bulbar. Muitas destas patologias são progressivas, sendo que os primeiros sinais de hipoventilação surgem no período noturno (distúrbios do sono com fragmentação por despertares noturnos frequentes e sonhos vividos, cefaleias matinais e sonolência diurna).”


Inês Machado Vaz

Face às dificuldades, é “importante a avaliação da capacidade de proteger a via aérea através de tosse eficaz, e, quando indicado, devem ser associadas medidas de recrutamento de volumes, técnicas de higiene brônquica e fortalecimentos dos músculos inspiratórios.”

É assim possível evitar repercussões na reabilitação. “O impacto da insuficiência respiratória não pode ser descurado ou não existisse evidência científica de que a capacidade respiratória influencia o cumprimento e as mais-valias dos programas.”

Para Inês Machado Vaz, “o fisiatra tem um papel fundamental na gestão deste grupo de doentes, ao longo de toda a evolução clínica e funcional e a relação estreita com a Pneumologia assume-se de particular relevância na otimização da função respiratória”, daí a importância desta ação formativa.

“Os participantes terão oportunidade de testar interfaces, ventiladores e técnicas complementares de higiene brônquica e recrutamento de volumes, além de poderem colaborar na discussão de casos clínicos.”



O curso, que é dirigido a internos de formação específica e especialistas em Medicina Física e de Reabilitação, conta com formadores pneumologistas, reconhecidos pela sua atividade na área da ventilação de doentes neuromusculares.

Inês Machado Vaz é responsável pelo evento, juntamente com o pneumologista João Carlos Winck. O programa pode ser consultado aqui.
Contacto: jornadas.crn@chvng.min-saude.pt

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda