Cepheid Talks

Incentivar jovens médicos para «a investigação e a intervenção em Diabetologia»

Foi no passado sábado que decorreu o primeiro "Let`s Talk about Diabetes", um encontro que reuniu, em Lisboa, médicos internos e especialistas em Medicina Interna.

O evento resulta de uma parceria entre o Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e a farmacêutica AstraZeneca e tem como objetivo pensar nesta doença num ambiente informal, como referiu Joana Louro, responsável do NEDM pela iniciativa.



A especialista em Medicina Interna do Centro Hospitalar do Oeste, Joana Louro, referiu que esta reunião tem como objetivo principal “falar, discutir, pensar a diabetes num ambiente informal e descontraído, mas também estabelecer contactos, elos e parcerias com colegas de referência internacionais”.

A reunião contou com a presença de internistas que foram acompanhados por internos. Como referiu Joana Louro, “a finalidade também é integrar estes jovens noutro nível de discussão e motivá-los para o estudo, a investigação e a intervenção em Diabetologia, sentindo que podem ter todo o apoio formativo e científico da parte do NEDM”.

Como acrescentou ainda, “há muitos internos a quererem fazer investigação e estágios, mas nem sempre conseguem ajuda nesse sentido, daí que o “Let`s Talk about Diabetes” possa ser o ponto de ligação”.



Neste primeiro encontro, a nível internacional, contou-se com a experiência de Mikhail Kosiborod, médico cardiologista, especialista em Medicina Interna e investigador do Saint Luke`s Mid America Heart Institute, University of Missouri Kansas City.

“Tem uma vasta experiência na área da Diabetologia e é o primeiro autor do estudo CVD Real e do DECLARE, daí ter sido convidado para nos ajudar nesta discussão informal, onde também são apresentados casos clínicos”, enfatizou Joana Louro.

Quem também se mostrou satisfeito com a iniciativa foi Estevão Pape, coordenador do NEDM. Para o responsável, esta parceria entre o NEDM e a AstraZeneca é “uma forma de motivar os internos para a problemática da diabetes, contribuindo para a sua formação, nomeadamente na área farmacológica, que tem grandes avanços, como na prevenção da doença cardiovascular”.


Estevão Pape e Joana Louro 

Apesar de ainda não haver uma data, "espera-se mais Let`s Talk about Diabetes", segundo Estevão Pape.



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda