Cepheid Talks

II Jornadas Multidisciplinares de Medicina Geral e Familiar: «Uma experiência formativa marcante»

Depois do "extraordinário interesse" na 1.ª edição das Jornadas Multidisciplinares de Medicina Geral e Familiar, reunindo mais de 700 participantes, "as expectativas são extremamente animadoras para 2020", afirma Rui Costa, um dos três especialistas que preside ao evento.

Em declarações à Just News, o médico de Medicina Geral e Familiar (MGF) adianta que o programa que acaba de ficar disponível "evidencia esse esforço da Comissão Organizadora em continuar a oferecer uma experiência formativa marcante".

A reunião, dirigida a médicos internos e especialistas de MGF, vai realizar-se ao longo de três dias, e não apenas dois, passando a incluir um conjunto de workshops. "Depois de muita ponderação, e de termos em conta o feedback que fomos recebendo, decidimos avançar com alguns ajustes, como é o caso dos workshops, pois acreditamos que irão enriquecer o evento".

As II Jornadas Multidisciplinares de Medicina Geral e Familiar realizam-se nos dias 26, 27 e 28 de março de 2020, no Centro de Congressos do Hotel Sheraton Porto.



O evento, presidido por três reputados especialistas de Medicina Geral e Familiar, com larga experiência na área da formação, é norteado pelo mesmo objetivo da 1.ª edição:

"Acrescentar valor formativo e educacional aos médicos e outros profissionais de saúde, no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários, com vista à atualização científica, partilha de conhecimento e discussão de temas relevantes para a sua prática quotidiana."

"Foco, paixão e alegria"

Rui Costa faz questão de sublinhar que este é "um projeto que só se concretiza devido à grande dinâmica e empenho de cada um dos colegas que integra esta fantástica Comissão Organizadora." Uma equipa que reúne profissionais "com mais experiência" e outros com "maior vontade e capacidade de inovar".

E adianta que a equipa envolvida na preparação da 2.ª edição das Jornadas é precisamente a mesma, "o que não é o mais habitual". Contudo, "a decisão de cada um em querer continuar envolvido neste projeto inovador surgiu naturalmente". Por outro lado, esse "foco, paixão e alegria que existe nas nossas reuniões de preparação só poderia resultar em algo extraordinário".


Elementos da Comissão Organizadora

Uma reação "extraordinária" que acelerou a continuidade do projeto

Apesar de, inicialmente, as Jornadas Multidisciplinares de MGF terem sido pensadas para uma edição, "a verdade é que a resposta dos nossos colegas ultrapassou todas as nossas melhores expectativas", afirma Rui Costa.

De acordo com o médico, foi esta "extraordinária recetividade e interesse" que nos levou a anunciar a realização das 2.as Jornadas antes ainda de ter início a 1.ª edição".


Os três presidentes e impulsionadores do projeto: Rui Costa, Manuel Viana e Paulo Pessanha

Em declarações à Just News, Paulo Pessanha, médico de família na USF S. João do Porto, reconhece que esta iniciativa é a concretização de “um sonho de anos” e afirma que as Jornadas "pretendem ser transversais, entre a MGF e a medicina do hospital.

Relativamente aos oradores convidados, faz questão de sublinhar que, "tal como na 1.ª edição, foram selecionados colegas cuja competência a nível técnico conhecemos muito bem”. Segundo o especialista em hipertensão pela Sociedade Europeia de Hipertensão, as Jornadas visam “colocar os médicos de família em interação com os médicos hospitalares".

Já Manuel Viana, igualmente médico de família na USF S. João do Porto, refere que este é um evento "de características únicas".

Com uma pós-graduação em Geriatria e a competência nessa área atribuída pela Ordem dos Médicos, o médico refere que a estrutura das jornadas "é um claro elemento diferenciador", que será mantido em 2020: "Apresentação de 4/5 slides, caso clínico, diagnóstico, critérios de referenciação, tratamento, slide final de conclusões e depois… perguntas".
 
O programa pode ser consultado aqui (atualizado a 30 de janeiro).

Para mais informações:
Secretariado
maria@skyros-congressos.com


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda