Cepheid Talks

Hospitalização Domiciliária: começaram as «Oficinas do Cuidador» em Gaia/Espinho

Tal como anunciado, em março, durante o 4.º aniversário da Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, realizou-se há dias a primeira das Oficinas do Cuidador.

"É uma iniciativa pioneira no âmbito da hospitalização domiciliária portuguesa, que parte da necessidade de promovermos a literacia em saúde dos cuidadores", sublinha Olga Gonçalves, coordenadora médica da unidade e especialista de Medicina Interna.



Sob o lema "Olhar pelo cuidador", a iniciativa, dirigida especificamente aos cuidadores, decorreu durante o período da manhã do dia 14 de maio, no auditório da Liga dos Amigos do centro hospitalar.

Foram recordados "alguns conceitos, discutiram-se experiências e apresentaram-se algumas técnicas para cuidado dos doentes. Nos momentos finais, os cuidadores puderam aprender uma das formas de cuidar de si próprios e relaxar."


Olga Gonçalves

Olga Gonçalves esclarece ainda que, além da atividade assistencial direta e dos materiais de apoio já produzidos pela Unidade de Hospitalização Domiciliária, "a concretização destas sessões periódicas visa proporcionar um tempo específico em que os cuidadores acedam à formação e possam beneficiar da partilha de dificuldades, anseios e soluções para o seu quotidiano".

A equipa visa também “proporcionar aos cuidadores o acesso a técnicas práticas do ato de cuidar e a meios para os cuidadores poderem igualmente cuidar de si próprios e descansar”.



Quanto ao balanço desta primeira sessão, o feedback obtido dos participantes é bastante animador: "A avaliação consensualmente positiva dos participantes é mais um estímulo para continuar!"

As próximas sessões serão dinamizadas pela equipa aos sábados, a cada quatro ou seis semanas.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda