KRKA

22.º Congresso de Obesidade: homenagem a Lima Reis será um dos pontos altos

A Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) vai homenagear um seu antigo presidente, José Pedro Lima Reis, do decorrer do congresso que a Sociedade vai realizar no final de novembro.

Tributo idêntico já foi prestado a anteriores dirigentes da SPEO. Em declarações à Just News, a sua atual presidente, Paula Freitas, afirma: “Uma sociedade sem memória é uma sociedade sem futuro.”

A homenagem inclui o lançamento de um livro que reúne uma coletânea de crónicas da autoria de José Pedro Lima Reis e publicadas na revista Notícias Magazine, algumas delas atualizadas e reformuladas. Este será um dos pontos altos do 22.º Congresso Português de Obesidade, que terá lugar entre 23 e 25 de novembro, em Lisboa.

Para Paula Freitas, “esta homenagem ao Dr. Lima Reis é importante não só pelo trabalho que desenvolveu na SPEO, mas também no Serviço de Endocrinologia do Hospital de São João, na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação do Porto (FCNAUP) e no âmbito da Endocrinologia nacional e, particularmente, comigo, tendo assumido o papel de ‘pai’ científico”.

Aquele que foi o terceiro presidente na história da SPEO seria o orientador de formação da endocrinologista do Centro Hospitalar Universitário de São João durante o seu internato de formação específica, com quem trabalhou durante anos, até à sua aposentação.


Davide Carvalho, Lima Reis e Paula Freitas 

É com “enorme prazer” que o Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do CHUSJ se associa à homenagem, de acordo com o seu diretor, Davide Carvalho. 

“O Dr. Lima Reis foi responsável pelo início do tratamento da obesidade e pelas consultas de cirurgia bariátrica, sendo o Serviço, nesta área, o único Centro de Elevada Diferenciação a nível nacional”, acrescenta.

Davide Carvalho recorda que, na altura em que fez o internato, e apesar de não existir ainda a figura do orientador de formação, Lima Reis foi um dos responsáveis pela sua formação. E, por isso, está-lhe particularmente grato pelo contributo e por aquilo que lhe ensinou.

Afirmando estar “reconhecido” por esta homenagem, em particular a Davide Carvalho e a Paula Freitas, que, além de seus colaboradores, são dois “grandes amigos”, Lima Reis menciona que o livro aborda muitos temas de Nutrição.

“Há textos que têm um cunho médico indisfarçável. Outros não, sobretudo os quatro últimos, que são originais, abordando outros temas e recordações de infância”, destaca o médico de 76 anos, que confessa ter herdado de sua mãe o “bichinho” da escrita.



José Pedro Lima Reis licenciou-se em Medicina em 1967, especializou-se em Endocrinologia e foi assistente convidado da Faculdade de Medicina do Porto, professor convidado da Faculdade de Ciências de Nutrição e chefe de serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo no Hospital de São João.




Distribuído em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde, o jornal Hospital Público promove uma partilha transversal de boas práticas e de iniciativas desenvolvidas por profissionais dos hospitais públicos. Distingue-se pelo conteúdo extremamente rico, pelo conceito inovador e pelo excecional alcance.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda