Cepheid Talks

Guimarães recebe o 1º Encontro Ibérico de Sexualidade e Saúde Mental

Dias 11 e 12 de setembro realiza-se em Guimarães o 1º Encontro Ibérico de Sexualidade e Saúde Mental, que decorrerá sob o lema: “Medicina Sexual: Psiquiatria e Doenças Metabólicas”. Com o propósito de ser "mais do que um congresso", a Comissão Organizadora pretende que o evento seja "um espaço de formação de médicos para médicos, envolvendo diferentes especialidades". O encontro, cuja inscrição é gratuita, tem o patrocínio científico da Asociación Española de Sexualidad y Salud Mental e da World Association Of Medical Sexology.

De acordo com a organização, a reunião irá também ser a base para o lançamento do “Grupo de Contacto – Médicos em Rede”, que consiste em criar uma lista de emails de médicos interessados nos temas da Saúde Sexual e Reprodutiva. O objetivo é "facilitar o contacto e a aproximação entre médicos de diferentes especialidades, de Portugal e Espanha para:
- difundir artigos científicos e protocolos clínicos em Saúde Sexual e Reprodutiva;
- implementar estágios em consultas e Serviços nos dois países ibéricos;
- promover a criação de bolsas de investigação clínic;
- elaborar e concretizar cursos de pós-graduação, com o patrocínio de sociedades científicas e Universidades. 

No encontro estarão em debate temas como a abordagem da sexualidade na consulta de MGF, a empatia como instrumento terapêutico, a vida sexual do casal que sobrevive a um cancro, a realidade portuguesa sobre a formação em Sexologia, a imagem pública dos médicos. Entre outros tópicos, o programa inclui ainda uma mesa redonda dedicada aos internos de MGF e a partilha de exemplos práticos sobre "o que o médico de família deve fazer para tratar uma doença metabólica".

O programa pode ser consultado aqui.

Contacto: iberian.medsex@gmail.com

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda