KRKA

«Este curso de infeções virais respiratórias é muito completo e flexível para profissionais»

As infeções virais respiratórias no doente geriátrico é um dos vários temas que são abordados na formação de e-learning Focus On - Infeções Virais Respiratórias.

Para Diva Trigo, infeciologista e uma das formadoras, "é muito enriquecedor que este curso tenha incluído formadores de diversas áreas de especialização, com perspetivas complementares”.

Em declarações à Just News, a médica considera que este projeto, promovido pela Pfizer Portugal, se destaca, "por um lado, pela acessibilidade e flexibilidade: é gratuito para os participantes, mediante registo em plataforma de educação médica online, e permite que cada um navegue pelos diferentes módulos ao seu próprio ritmo e seguindo a sequência desejada".

Já no que diz respeito ao conteúdo, salienta que “é muito completo, percorrendo dados epidemiológicos e clínicos, bem como aspetos relativos ao diagnóstico, tratamento e prevenção de múltiplas infeções virais respiratórias!".



Diva trigo

Fragilidade dos idosos e o "papel preponderante" dos profissionais 

Entre as duas dezenas de formadores e de temas, a abordagem das especificidades dos idosos não podia faltar, e percebe-se bem porquê, como explica Diva Trigo:

“Os idosos constituem um dos subgrupos populacionais com maior grau de suscetibilidade a infeções respiratórias, fruto de circunstâncias de ordem social (como por exemplo, integração em estrutura residencial) e/ou clínica (alterações fisiológicas do trato respiratório, imunossenescência, comorbilidades e efeitos adversos medicamentosos, por exemplo).”

Além desta “maior vulnerabilidade para infeção”, recorda que é ainda necessário ter em conta outras dificuldades acrescidas: “No diagnóstico atempado (por apresentação clínica atípica, muitas vezes), na maior frequência de complicações que podem comprometer a funcionalidade de forma transitória ou deixar sequelas permanentes e, claro, no maior risco de hospitalização e morte.”

"Oportunidades de intervenção precoce"

E que medidas são possíveis e necessárias de implementar para contrariar esta realidade relativamente aos mais velhos? "Esta morbimortalidade, que é importante, pode ser reduzida pela instituição de medidas preventivas que incluem a atualização de boletim de vacinação", indica Diva Trigo, acrescentando o "papel preponderante" que os médicos assistentes têm neste domínio, como prescritores. “Mas não só.”

A médica destaca igualmente o papel de "outros profissionais, como enfermeiros ou farmacêuticos assistentes, que podem ter um papel ativo na identificação de elegibilidade vacinal e subsequente referenciação médica", sendo que "este trabalho em rede permite optimizar as oportunidades de intervenção precoce".


SARS-CoV-2: partilha de informação com "maior aplicabilidade clínica"

Diva Trigo, que é infeciologista num dos maiores hospitais da região, o Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, é uma das formadoras deste Focus On, responsável pela elaboração do módulo relativo a SARS-CoV-2, "um vírus que todos conhecem e sobre o qual já todos leram e ouviram, inevitavelmente", afirma.

O facto de existir uma "enorme quantidade de informação disponível fez com que a preparação do tema tenha sido um desafio”, reconhece a médica, já que “implicou uma seleção criteriosa do que poderia ter maior aplicabilidade clínica, considerando as recomendações mais recentes, nomeadamente as nacionais”.

A especialista faz questão de salientar que, desde o início da pandemia, a COVID-19 tem exigido aos profissionais “uma capacidade de atualização científica constante”.

E qual a situação volvidos 4 anos? “Esta necessidade de atualização mantém-se: a apresentação clínica é algo diferente, a estratégia de aplicação de testes de diagnóstico e de contenção de infeção mudou, e, sobretudo, a abordagem farmacológica evoluiu.”

Abordagem de conteúdos com profundidade e "utilidade prática"

Composto por 21 módulos, este curso gratuito e certificado tem o patrocínio científico de várias sociedades médicas e também a creditação da Ordem dos Farmacêuticos.

Para Diva Trigo, esta é “uma oportunidade e uma mais-valia para profissionais envolvidos na prestação de cuidados de saúde de diferentes classes profissionais e com diferentes graus de diferenciação académica”.

E um dos principais motivos para esta apreciação prende-se precisamente com o conteúdo: “Os temas são abordados com profundidade, mas de forma explicativa e recorrendo a linguagem acessível. Além disso, os conteúdos não são meramente teóricos; os conhecimentos a adquirir revestem-se de utilidade prática.”

A especialista faz ainda questão de deixar uma mensagem final: “A promoção da literacia em saúde e o reforço da importância dos cuidados preventivos são missões devem ser transversais a todos os níveis de prestação de cuidados.”

Podem ser consultadas mais informações sobre o curso em: focusonvirus.com

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda