KRKA

Encontro de Unidades de Saúde Familiar dedicado à «implementação do modelo ULS»

Compete este ano ao Núcleo de Braga organizar o Encontro da Primavera da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN), que decorrerá no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, subordinado ao tema "(Re)Organização dos CSP: a transição para ULS".

Agendado para dia 22 de março, o Encontro tem início precisamente com um debate sobre os "desafios na implementação do modelo ULS", onde serão apresentados os resultados do questionário que foi dirigido aos coordenadores das USF do país.



"Analisar em profundidade o processo de transição"

"Será um evento dedicado à análise aprofundada, a nível nacional, do processo de transição que está a modificar a integração dos cuidados de saúde ao nível dos Cuidados de Saúde Primários", adianta Ricardo Gomes, presidente do Encontro e enfermeiro de família da USF Gualtar, em Braga

A iniciativa surge, assim, como "uma resposta à necessidade de explorar as nuances, desafios e benefícios inerentes à passagem dos Agrupamentos de Centros de Saúde para as Unidades Locais de Saúde". Por outro lado, será também um momento para "médicos de família, enfermeiros de família e secretários clínicos compartilharem as suas dúvidas e expectativas".


Ricardo Gomes

De acordo com o responsável, a reunião visa, desde logo, "procurar analisar em profundidade o processo de transição dos ACES para o modelo das ULS, destacando os principais fatores impulsionadores dessa transformação". Mas não só.

Entre outros objetivos, o Encontro da Primavera da USF-AN estará focado em "identificar os desafios a enfrentar pelos profissionais de saúde durante a transição, como adaptação às mudanças organizacionais, coordenação interdisciplinar e otimização de recursos". No decurso do processo, pretende-se "facilitar a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais de saúde envolvidos na transição, permitindo a construção de uma base sólida de melhores práticas".


Elementos do Núcleo de Braga da USF-AN


O programa pode ser consultado aqui.


Pode ser consultada mais informação aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda