Cepheid Talks

Centro de Formação em Medicina Interna vai organizar cursos de diabetes

“O objetivo é reforçar a formação dos profissionais de saúde na área da diabetes, principalmente dos que trabalham no meio hospitalar.” Quem o afirma é Anabela Barros, internista e membro do Núcleo de Estudos da Diabetes (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), que está a organizar cursos certificados na área da diabetes.

Anabela Barros, juntamente com o internista Luís Andrade, vai organizar, nos dias 26 e 27 de fevereiro e no dia 13 de março, duas formações sobre “Tratamento da diabetes no ambulatório” e “Tratamento da diabetes no hospital”, respetivamente.” Ambos vão ter lugar no Centro de Formação da SPMI, em Lisboa.

E salienta: “Todos os cursos serão certificados. Quanto à periodicidade, vai depender da recetividade e da necessidade dos interessados.” A breve prazo, espera-se também que se possa disponibilizar uma plataforma e-learning e que “se venha a ter formações para nutricionistas e enfermeiros”.

“Este último vai repetir-se também no Congresso Nacional de Medicina Interna, que decorre em maio, porque foram aprovadas, este ano, as primeiras recomendações nacionais na área da diabetes no internamento, que envolveram a SPMI e a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo.”



Anabela Barros esclarece que o público-alvo dos cursos poderá variar consoante as temáticas. “O primeiro destina-se a internos, internistas e médicos de Medicina Geral e Familiar, enquanto o segundo abrange apenas internos e internistas, por se tratar de um tema do âmbito hospitalar.”



Inaugurado há um ano, o Centro de Formação em Medicina Interna (FORMI) visa "garantir a qualidade da atividade formativa desenvolvida pela SPMI", uma vez que a "efectividade destas atividades formativas é diretamente dependente da sua qualidade, tanto em termos de conteúdos, como ao nível da sua estrutura pedagógica".

O Plano Anual de Formação do FORMI para 2016 pode ser consultado aqui.



Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da SPMI, sublinha que o novo centro de formação é "um espaço que materializa o esforço e investimento que a SPMI tem vindo a fazer nos jovens médicos e nos internos da especialidade" e acrescenta: "Acreditamos que o internista é o médico do futuro e, por isso, assumimos como uma das nossas principais missões a formação científica e clínica das novas gerações de médicos”.

Contactos FORMI
FORMI: Centro de Formação em Medicina Interna
Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
Rua da Tobis Portuguesa, nº8 - 2º sala 9 | 1750 - 292 Lisboa
217 520 570 / 217 520 578  |  Fax 217 520 579
Secretariado: Cristina Azevedo
formi@spmi.pt | cristina@spmi.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda