II Jornadas de Nutrição da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste

Dirigidas a médicos, enfermeiros, farmacêuticos e nutricionistas, mas também a outros profissionais de saúde, as II Jornadas de Nutrição da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSN) realizam-se nos dias 18 e 19 de setembro, no auditório da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança.

De acordo com Rosária Rodrigues, diretora do Serviço de Nutrição e Alimentação, o evento tem como principal objetivo "melhorar a literacia dos profissionais no que respeita à nutrição, alimentação e às terapêuticas nutricionais em contexto clínico e na comunidade".


A responsável afirma que "do programa fazem parte diversos temas relacionados com esta vertente da Saúde". A discussão que terá lugar ao longo dos dois dias, organizada em mesas redondas, permitirá a abordagem de questões como a "Articulação de Cuidados Nutricionais entre o Internamento e a Comunidade” ou a "Importância da equipa multidisciplinar nos cuidados paliativos".

"Nutrição Artificial" é o tema da última mesa redonda do evento, que será moderada por Rosária Rodrigues, juntamente com Eugénia Madureira, diretora clínica da ULSNE. A nutrição entérica e parentérica no domicílio e o protocolo de controlo glicémico nos doentes com nutrição artificial são 

Além de oradores de diferentes serviços da ULSN, nas jornadas participam também profissionais de várias outras instituições, sublinha a nutricionista. 

É o caso de Pedro Graça, coordenador do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde. A intervenção do professor associado da Faculdade de Ciências de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto incidirá sobre as "Ferramentas nacionais de promoção da saúde".

Nesta mesma sessão, dedicada à "Nutrição Comunitária e Saúde Pública", serão apresentados projetos de Nutrição Comunitária desenvolvidos no âmbito da ULSNE, bem como discutido o impacto do 2º Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF).

As II Jornadas de Nutrição da ULSNE são organizadas pelo Serviço de Nutrição e Alimentação, em colaboração com o Grupo de Nutrição Artificial, o Serviço de Desenvolvimento e Formação e de Comunicação e Imagem da ULSN.


O programa completo pode ser consultado aqui.

Para mais informações e efetuar a inscrição: 
formacao@ulsne.min-saude.pt
961 790 229 

Inscrição
- 15€
- Colaboradores da ULSNE: Gratuito 
- Estudantes: 6€

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda