Apresentação do II Observatório Pharma de Redes Sociais 2024
A Escola Superior de Comunicação Social acolhe, dia 30 de janeiro, a apresentação do II Observatório Pharma de Redes Sociais, um trabalho de análise realizado pela ROI UP, uma agência especializada na área de Life Science.
Em declarações à Just News, Mafalda Miguel, diretora da empresa em Portugal, adianta que existem, no nosso país, "bons exemplos de destaques e de boas práticas". No entanto, afirma que os resultados obtidos indicam que "a grande maioria das farmacêuticas continua a não aproveitar a oportunidade de se conectar a nível local através das redes sociais".
Reconhecendo que "as coisas não vão mudar de um dia para o outro, mas de forma muito gradual", afirma que "já existe uma evolução, até neste período de 12 meses desde que realizámos o I Observatório".
Na sua opinião, fica clara "a intenção destas empresas de alargarem o seu público: comunicam para os utilizadores preocupados com o seu bem-estar, cuidadores informais, mas sem nunca esquecer os profissionais da área."
Mafalda Miguel
12 meses, 160 canais
Segundo Mafalda Miguel, a análise abrangeu "os canais sociais das 10 principais empresas farmacêuticas com maior volume de faturação em Portugal", tendo este II Observatório analisado o período entre agosto 2023 e agosto 2024 (12 meses).
O trabalho efetuado foi "além dos canais de marca corporativos, tendo sido também analisados os seus canais de produto, as suas Fundações e novas plataformas como Podcasts". No total, foram analisados "160 canais – 35% canais locais versus 65% de canais globais – e é possível identificar claramente os territórios de conteúdos que predominam".
E como surgiu a ideia de realizarem este Observatório? Mafalda Miguel começa por destacar a importância que a área de Life Science assume no ROI UP Group, "que conta com mais de 40 profissionais dedicados, e com uma vasta experiência em Pharma", acrescentando:
"Gerimos projetos nacionais e internacionais focados em desenvolvimento, posicionamento orgânico em motores de busca (SEO), criação de conteúdo e farmacovigilância para laboratórios internacionais."
Assim, e destacando a "vasta experiência e carteira de clientes" da ROI UP, Mafalda Miguel esclarece que este projeto surgiu de forma natural: "Decidimos que seria interessante começar a realizar estes Observatórios, até porque assistimos ainda a um setor que tem bastante por onde evoluir em termos de comunicação nas plataformas digitais, sobretudo porque é altamente regulado."
"Temos tido conversas bastante construtivas"
Quanto ao interesse demonstrado pela indústria farmacêutica sobre esta iniciativa, tem sido animador, conforme explica:
"De facto, estes Observatórios têm-nos permitido ´sentar` com algumas farmacêuticas – visadas e não visadas no estudo - e analisarmos em conjunto a informação. O feedback tem sido bastante positivo e temos tido conversas bastante construtivas de parte a parte, e que até nos ajudam a aprimorar a informação de ano para ano."
E sublinha que o interesse pelo trabalho desenvolvido tem ido além da indústria farmacêutica, alcançando também outras empresas e "profissionais do setor de marketing e de universidades que têm planos curriculares focados na indústria farmacêutica".
Desafios para o setor e previsões para 2025
Relativamente a esta 2.ª edição do Observatório Pharma de Redes Sociais, a responsável adianta que "há algumas novidades". Assim, "além da secção de oportunidades e más práticas, elaborámos um pódio de performance e boas práticas baseado em 11 critérios e enumerámos alguns dos desafios atuais para o setor e avançámos previsões para 2025".
De acordo com Mafalda Miguel, como se trata de um setor com "muitos anos de existência e uma regulação elevada, nota-se que há uma certa ´timidez` a arriscar em estratégias como o Paid Social (patrocínio de conteúdos) ou até quando se trata de apostar em novos canais como o TikTok, o que não acontece a nível internacional".
Chama também a atenção para o facto de, "a nível nacional, existir a tendência de internacionalização, daí a aposta em conteúdos em inglês, além do português". No entanto, indica que neste Observatório "identificamos que é preciso melhorar o nível de coerência do idioma das publicações entre as plataformas escolhidas".
Bayer: "pontos fortes da sua estratégia"
Entre as 10 empresas cujas redes sociais foram analisadas, há uma que sobressai. "A Bayer, com base em 11 critérios definidos no nosso estudo, ficou em primeiro lugar em termos de performance geral nas redes sociais", sublinha a diretora da ROI UP Portugal.
Nesse sentido, no dia de apresentação do II Observatório irão intervir representantes da Bayer Portugal para "expor alguns dos pontos fortes da sua estratégia, que é bastante diferenciadora e ousada em algumas campanhas", revela Mafalda Miguel.
Na sua opinião, esta partilha vai ao encontro do objetivo global do projeto, já que "a ideia é precisamente ajudar a identificar pontos estratégicos que permitam às empresas do setor potenciar o seu trabalho em redes sociais e comunicação. Trabalhamos sempre de um ponto de vista construtivo."
Acompanhar a apresentação do II Observatório
Moderado por João Soares Barros, coordenador da Pós-Graduação em Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica na ESCS, o evento de dia 30 de janeiro será presencial, para um número restrito de pessoas convidadas, dado o espaço disponível. No entanto, a diretora da ROI UP Portugal adianta que será possível a qualquer pessoa interessada acompanhar online.
"Iremos ter um LIVE streaming para que qualquer profissional do setor, marketeer ou profissional interessado possa assistir online", indica. Para tal, é necessária a inscrição aqui, sendo enviado posteriormente um link de acesso. O evento é totalmente gratuito.
Entre os convidados, deverão estar "representantes de cada uma das empresas farmacêuticas visadas nos nossos Observatórios".
Relativamente ao II Observatório Pharma de Redes Sociais, questionada se qualquer profissional, seja ou não da indústria farmacêutica, pode ter acesso a este documento, Mafalda Miguel adianta que "é possível e é totalmente gratuito. Basta aceder a este link https://life-science.roi-up.pt/ e poderão descarregar os dois Observatórios já realizados pela ROI UP Portugal."