Women`s Medicine 12 - janeiro 2016

Em Viseu, a história da Obstetrícia e Ginecologia começou a escrever-se em 1959, quando Abel Nogueira Martins criou a primeira Maternidade. Aos 62 anos, o seu neto, Francisco Nogueira Martins, dirige o Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de São Teotónio, criado em 2009. 

Em entrevista à Just News, o responsável afirma que "o principal objetivo, desde sempre, é que Viseu tenha um Departamento de Obstetrícia e Ginecologia capaz e tecnicamente evoluído para resolver os seus problemas, com acessibilidade fácil”, frisa.



Desde muito cedo que Francisco Nogueira Martins decidiu que haveria de seguir os passos do seu avô, por quem sempre teve uma grande admiração. O médico conta que, antes da criação do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia, existiam, desde 1986, os serviços de Obstetrícia e Ginecologia, que procederam da antiga Maternidade. Era, na época, diretor do Serviço de Ginecologia (desde 2006).

“A Direção do Hospital de então considerou que era altura de reequacionar a especialidade como ela é na maior parte dos hospitais, tendo-me convidado a dirigir um único serviço de Obstetrícia e Ginecologia”, relata, acrescentando que a proposta que apresentou foi a de fundar um departamento que reunisse toda a atividade de Obstetrícia e Ginecologia.


Elementos do
 
Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de São Teotónio.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda