Women`s Medicine 10 - julho 2015

Nasceu em 1933. Foi assistente hospitalar, professor de Ginecologia e de Biologia, um dos sócios fundadores e primeiro presidente da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG). Henrique Resende de Oliveira sempre teve grande veneração pela mulher, considerando-a até, em alguns aspetos, superior ao homem, facto que talvez o tenha levado a escolher a Ginecologia enquanto profissão. 



Em entrevista à Just News, publicada nesta edição de WOMEN`S MEDICINE, Henrique Resende de Oliveira começa por recordar a "personalidade e a sabedoria" do Prof. Francisco Ibérico Nogueira, de quem foi assistente: "Era professor catedrático de Ginecologia, em Coimbra, e um homem com grande dinamismo e prestígio mesmo a nível internacional, onde tinha efetuado vários estágios. Organizou as Jornadas Internacionais de Ginecologia de Coimbra e a história desta Sociedade começa a germinar precisamente nessa altura."

Durante os seus dois mandatos como presidente, Henrique Resende de Oliveira considera que conseguiu concretizar "a maioria dos objetivos" e destaca a participação da SPG na organização dos rastreios do cancro do colo uterino e do cancro da mama: "Estas atividades iniciaram-se primeiramente na Região Centro, com a colaboração preciosa do IPO de Coimbra. Posteriormente, tiveram grande incremento na Região Norte e depois na Região Sul e Ilhas."

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda