Nutrição e Diabetes

Cerca de 90% da população diabética tem excesso de peso ou obesidade, sendo que metade nem faz ideia de que sofre de diabetes. Uma ação de sensibilização que incluiu a distribuição de um jornal na rede de hipermercados Jumbo chamou a atenção para a importância da alimentação na prevenção e no controlo da doença.

Com esta iniciativa do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, que procurou alertar para a importância da prática de hábitos alimentares saudáveis, ficou bem claro que, para além do exercício físico e da medicação adequada, a escolha acertada dos alimentos e a forma como comemos é fundamental quando se fala de diabetes.

Até porque, como lembra o médico Carlos Godinho, do Centro Hospitalar do Algarve, “estima-se que haja mais de três milhões de portugueses em situação de pré-diabetes, ou seja, que apresentam um risco aumentado de desenvolver a doença”.

O especialista de Medicina Interna, que é coordenador regional do Programa Nacional para a Diabetes da Direção-Geral da Saúde, faz questão em sublinhar que “todas as pessoas que não praticam exercício físico, que têm hipertensão arterial, níveis elevados de colesterol ou obesidade têm a possibilidade de tornar-se diabéticas”.

Para agravar toda esta situação, as estatísticas dizem que 44% dos diabéticos portugueses ignoram que o são e muitas vezes o diagnóstico só é feito aquando do aparecimento das complicações.

Álvaro Coelho, coordenador do NEDM, esclarece que os principais sintomas que devem fazer pensar em diabetes são a fome e/ou sede intensa, urinar em excesso e o mau estar (prurido, dores de cabeça e outras indisposições).


Carlos Godinho e Álvaro Coelho participaram ativamente nesta vasta ação de sensibilização, com vista a melhorar a literacia dos portugueses no que à saúde diz respeito. Ambos prestam esclarecimentos no jornal que foi distribuído de norte a sul do país.

Na presença destes sintomas, principalmente se também existirem casos de diabetes na família, se a pessoa tiver mais de 45 anos, excesso de peso ou o abdómen (cintura) maior que o desejável, Álvaro Coelho refere ser recomendado fazer o exame de glicemia para verificar a taxa de açúcar no sangue.

No jornal que foi distribuído aos clientes dos hipermercados Jumbo (Grupo Auchan), uma ação que teve o apoio da Boehringer Ingelheim e da Lilly, a nutricionista Vanessa Mendes aconselha a prática de uma alimentação “equilibrada, variada e completa”.

“Devem incluir-se alimentos nutritivos ao longo do dia, como legumes, fruta, cereais, proteínas e gorduras saudáveis, sempre nas quantidades certas e adequadas às atividades diárias”, recomenda, acrescentando:

“Padrões alimentares diários ricos em açúcares e/ou gorduras estão associados ao excesso de peso, um dos grandes fatores de risco do aparecimento da diabetes tipo 2.”



Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda