Jornal Médico 40 - outubro 2016

Para o secretário de Estado adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, o projeto-piloto que arrancou em unidades de cuidados de saúde primários das ARS de Lisboa e Vale do Tejo e do Alentejo é de "uma enorme relevância para o SNS, face ao impacto que as doenças deste foro têm na saúde global".

«Unidade dos afetos»: miniequipas ajudam a estabelecer uma relação mais próxima com os utentes

A equipa da USF Santa Maria, em Rio Tinto, está centrada nas pessoas, nos utentes e nos profissionais, agindo em prol do seu bem-estar. Apelidada de "a unidade dos afetos", os seus membros promovem uma relação muito próxima com a população, focando-se, também, como não podia deixar de ser, em prestar-lhes os "melhores e mais abrangentes cuidados". O próximo objetivo é a Acreditação em Qualidade, explica Isabel Almeida Santos, coordenadora da unidade que, este mês, é tema de reportagem do Jornal Médico.

Quando entram na Unidade, os cidadão sabem exatamente o nome da enfermeira, do médico e do secretário clínico a quem se devem dirigir. "Isto é positivo sobretudo para os jovens que muitas vezes recorrem a nós com questões muito pessoais", afirma a coordenadora.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda