Hospital Público 23 - maio/junho 2020

O título da reportagem ao Serviço de Medicina Intensiva do Hospital de Santa Maria - "Tratar o doente como um todo e antecipar o dia seguine" - define, em meia dúzia de palavras, o que é para João Miguel Ribeiro, diretor deste Serviço, a Medicina Intensiva, algo “substancialmente diferente” de Cuidados Intensivos.

  
João Miguel Ribeiro

Outros oito profissionais da sua equipa deixaram-se igualmente conhecer e contaram à Just News como têm convivido com a covid-19, ou, mais propriamente, com o vírus que a origina. Importa dizer que as entrevistas foram realizadas na semana anterior à Páscoa, entre os dias 6 e 9 de abril.

Na entrevista de fundo desta edição, o atual presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de São João, Fernando Araújo, adianta que na relação com os cuidados primários "a gestão dos doentes crónicos é dos desafios mais relevantes". Nesse sentido, tem sido importante o trabalho desenvolvido com o ACES Porto Oriental "na referenciação de doentes azuis e verdes para consultas não programada na sua equipa de família".


Fernando Araújo

Entre outras novidades, faz questão de valorizar a gestão intermédia, particularmente numa instituição como a sua, e remata com um conselho : “Não podemos desperdiçar as oportunidades, devemos aproveitar, experimentar, fazer diferente."

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda