KRKA

XII Congresso de Psiquiatria S. João de Deus: o desafio de «criar sinergias»

O Instituto S. João de Deus e o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus vão realizar, nos dias 14 e 15 de abril, o XII Congresso de Psiquiatria S. João de Deus, sob o lema "Saúde mental e crises: interceções e sinergias".

A realização do evento tem, como principal objetivo, "a promoção da discussão de temas atuais ligados à psiquiatria e aos cuidados em saúde mental", refere a comissão organizadora, recordando que, desde 1982, o congresso "trouxe já à discussão não só a experiência prática do cuidar promovida nos Institutos Hospitaleiros em Portugal, ou os últimos paradigmas no campo da medicina psiquiátrica, mas também o cruzamento dos temas sociais atuais e as suas implicações na saúde mental das pessoas".

A edição de 2015 assume uma especial relevância, já que se realiza no âmbito do centenário da morte do restaurador da Ordem Hospitaleira em Portugal e Fundador das Irmãs Hospitaleiras, S. Bento Menni.

Relativamente ao tema escolhido para a 12ª edição do Congresso de Psiquiatria S. João de Deus, a comissão organizadora, considera que o tempo de crise em que vivemos "desafia-nos a criar sinergias e interceções entre os diferentes prestadores de cuidados. Por conseguinte, a reflexão sobre os temas que compõem o programa do congresso assume especial importância: é importante para as instituições, já que pode proporcionar novos olhares e desenhar novos caminhos de ação; é importante também para todos os que na sociedade civil se preocupam com as questões ligadas ao âmbito da saúde mental."

O programa pode ser consultado aqui.

Contacto: Congresso.psiquiatria@isjd.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda