KRKA

Webinar sobre a infeção por vírus sincicial respiratório e «as novas perspetivas sobre a prevenção»

Dirigido em particular aos profissionais dos cuidados de saúde primários, o webinar que a Pfizer Portugal está a divulgar desde esta terça-feira aborda "diversos temas relacionados com a infeção por VSR, nomeadamente a sua epidemiologia, o seu impacto e as estratégias de prevenção atualmente disponíveis no nosso país".

Esta sessão de esclarecimento, disponível para consulta aqui, conta com a participação dos pediatras Hugo Rodrigues e Joana Borges, de Rui Costa, médico especialista em Medicina Geral e Familiar, e de José Pedro Teixeira, médico. A moderação será levada a cabo pelo médico Pedro Lopes.

Segundo a empresa, esta iniciativa justifica-se pelo facto do vírus sincicial respiratório (VSR) ser "altamente contagioso e constituir uma causa comum de infeção respiratória aguda, cuja incidência se encontra subestimada".

É ainda sublinhado que a doença causada pelo VSR afeta indivíduos de qualquer idade, "tendo particular impacto nas crianças pequenas e nos adultos mais velhos".



Cuidados primários com "papel fundamental"


Quanto ao facto de ser especialmente direcionado aos cuidados de saúde primários, explica-se porque "estes profissionais acompanham todas as etapas do ciclo de vida dos indivíduos, assumindo um papel fundamental na implementação de medidas preventivas, no diagnóstico e no tratamento das doenças respiratórias".

Susana Castro Marques, diretora médica da Pfizer Portugal, reforça precisamente esta ideia: “Pretendemos com este webinar reforçar a importância da ação das equipas multidisciplinares de profissionais de saúde nos cuidados de saúde primários e ainda promover a discussão em torno das estratégias existentes para a prevenção da infeção por VSR."

A responsável lembra ainda que o VSR "é um vírus comum que pode provocar doença grave e potencialmente fatal, especialmente em crianças pequenas e em adultos com 60 ou mais anos de idade".

A inscrição (gratuita) pode ser efetuada aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda