KRKA

Amigos e voluntários do Hospital de Santa Maria organizam Concerto de Solidariedade no início do ano

Dia 5 de janeiro a Associação dos Amigos do Hospital de Santa Maria (AAHSM) vai realizar o 15.º Concerto da Solidariedade do Voluntariado. O espetáculo decorrerá no Grande Auditório da Culturgest e, além de celebrar o ato de voluntariado hospitalar, será mais uma oportunidade para a associação reunir fundos com vista a continuar a desenvolver as suas atividades.

Contribuir para a humanização do Hospital de Santa Maria e para a melhoria das condições de acolhimento e internamento, servir de elo entre o doente, a sua família e a comunidade são alguns dos objetivos da Associação dos Amigos do Hospital de Santa Maria (AAHSM).

A Associação foi criada com o propósito de "envolver a comunidade na sua humanização e para contrariar a ideia que faz aparecer os hospitais como `estruturas exteriores à comunidade onde estão inseridos`", afirmava o fundador e presidente da Direcção da AAHSM, Fernando Morgado, falecido este ano.

Relativamente à missão da AAHSM, o médico explicava que se pretende, entre outras coisas, "organizar grupos de Voluntários, mas combatendo a ideia ´piedosa ou caritativa por vezes relacionada com a problemática da Humanização`".



No Dia do Voluntário do Hospital de Santa Maria, assinalado este ano, foram também comemorados os 20 anos da AAHSM. Na altura, Maria do Céu Machado, presidente da Associação e diretora do Departamento de Pediatria do HSM, recordou que a Associação tem múltiplas missões, mas que a mais importante é o trabalho junto dos utentes:

“Os nossos 270 voluntários disponibilizam o seu tempo no apoio aos doentes e suas famílias neste grande hospital universitário, onde se deslocam cinco mil pessoas por dia e onde estão internados cerca de mil doentes. São um apoio crucial à missão dos profissionais.” 

Segundo a médica, a AAHSM orienta e dinamiza o voluntariado no HSM e promove a sensibilização da comunidade para a sua importância, como um meio insubstituível de melhorar e organizar a humanização junto dos doentes do hospital. 


Marcelo Rebelo de Sousa com Assunção Morgado (viúva de Fernando Morgado), João morgado (filho) e Paula Oliveira (nora). 

Também durante a celebração dos 20 anos da AAHSM, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, informou que iria atribuir a Ordem do Mérito a Fernando Morgado, pelo trabalho desenvolvido na AAHSM, o que se veio a concretizar em julho deste ano.



Para mais informações e adquirir bilhetes:
Pavilhão da AAHSM, telf. 217 805 630 ou amigoshsm2@gmail.com

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda