Cepheid Talks

Valorizar a Medicina Interna e os seus profissionais «como via de melhor servir os doentes»

Manuel Teixeira Veríssimo, especialista de Medicina Interna do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foi eleito presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) para o biénio 2014-2016. Em entrevista ao Jornal Médico, o responsável adianta que esta Direção pretende “contribuir para que a SPMI continue a ter um papel importante na afirmação da Medicina Interna em Portugal”.

O presidente da SPMI menciona que, no geral, as metas e objetivos para este mandato passam pela “valorização da Medicina Interna e dos seus profissionais como via de melhor servir os doentes”. Para tal, refere, “será feita uma aposta na persecução de objetivos como o Registo Nacional de Medicina Interna; na criação de novos núcleos de estudo e estimulação dos já existentes; na criação de um centro de formação certificado; no estreitamento de relações com as sociedades portuguesas suas congéneres, com a Federação Europeia de Medicina Interna e com outras sociedades europeias de Medicina Interna; no aperfeiçoamento do site da Sociedade; na indexação da Revista Medicina Interna; no fomento da investigação clínica, entre outros”.

Ao longo da entrevista, Manuel Teixeira Veríssimo, abordando outros temas, refere que a Medicina Interna é a base do sistema hospitalar “talvez como nunca o tenha sido nos últimos 40 anos”, explica a importância da "capacidade integradora" da Medicina Interna, que terá, "necessariamente, cada vez maior protagonismo e indispensabilidade” e adianta que existe o propósito de reativar a ligação da SPMI com a MGF, uma vez que tratam-se de duas especialidades "que são a base do sistema de saúde, uma a nível ambulatório e outra a nível hospitalar".

O presidente da SPMI refere também quais os principais temas que estarão em discussão no XII Curso Pós-graduado sobre Envelhecimento e os objetivos desta ação de formação, que conta habitualmente com mais de 1000 inscrições. O evento, presidido por Manuel Teixeira Veríssimo, é organizado pelo Serviço de Medicina Interna dos HUC e pela Unidade Curricular de Geriatria da FMUC.




A entrevista completa a Manuel Teixeira Veríssimo pode ser lida no Jornal Médico de setembro, cuja edição está disponível esta semana.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda