KRKA

Vacinação contra a gripe: Sociedade de Pneumologia vai celebrar «10 anos de Vacinómetro»

Na próxima segunda-feira é celebrado o 10.º aniversário do Vacinómetro, um projeto que permite monitorizar, em tempo real, a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários recomendados pela Direção Geral de Saúde.

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), responsáveis pelo Vacinómetro, vão realizar, com o apoio da Sanofi, a sessão “10 anos de Vacinómetro: lições aprendidas e projeções para o futuro”. Além de assinalar este aniversário, a ação realiza-se no âmbito da Semana Europeia da Vacinação, que decorre de 24 a 30 de abril.

A reunião visa celebrar os 10 anos do Vacinómetro com todos os intervenientes no projeto. "Pretendemos avaliar os resultados de uma década de monitorizaçao da vacinação antigripal em Portugal e, principalmente, antecipando a Semana Europeia da Vacinação, sensibilizar para a necessidade de continuar com este percurso que, no geral, tem sido bastante satisfatório”, afirmam Filipe Froes e Cátia Caneiras, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

Os dados finais da época de vacinação contra a gripe em 2018/2019, divulgados no passado mês de março, revelaram que foram vacinados contra a gripe sazonal 65,9% dos índividuos com 65 anos ou mais (+4,1% do que no anterior), 55,8% dos individuos portadores de doença crónica (+3,7% do que no ano anterior), 37,3% dos portugueses com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos (+1,6% do que no ano anterior) e 52% dos profissionais de saúde com contacto direto com os doentes (-3,2% do que no ano anterior).

 

“É fundamental clarificar mitos e crenças associados à vacinação”, sublinham os médicos, que deixam o alerta:

“A hesitação na vacinação - a relutância ou a recusa em vacinar, apesar da disponibilidade de vacinas - ameaça reverter o progresso feito no combate a doenças evitáveis e é uma das 10 principais ameaças à Saúde Global em 2019, de acordo com a Organização Mundial de Saúde."

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda