Cepheid Talks

Urgência do Hospital de Santarém implementa Vias Verdes do Trauma, Coronária e Sépsis

O Serviço de Urgência Geral do Hospital Distrital de Santarém (HDS) deu início, a 2 de janeiro, às Vias Verde do Trauma, Coronária e Sépsis, tendo também sido implementadas "alterações de melhoria" na Via Verde de AVC - Acidente Vascular Cerebral.

De acordo com a unidade hospitalar, "o objetivo é maximizar a qualidade e equidade dos cuidados prestados aos doentes admitidos no Hospital com estes quadros clínicos e contribuir, de forma significativa, para a redução da morbilidade e mortalidade que lhe estão associadas".


Sessão de Formação Via Verde AVC 

Quer a Via Verde do Trauma, quer a Via Verde Coronária, agora iniciadas no HDS, visam "melhorar a qualidade da abordagem do tratamento do doente vítima de trauma grave e com enfarte agudo do miocárdio (EAM) com supra-ST (EAMCST)". Mas não só. pretende-se também "uniformizar procedimentos na atuação e contribuir para a redução da morbilidade e mortalidade destes doentes".

Por sua vez, a Via Verde Sépsis visa "definir, sistematizar e uniformizar a abordagem inicial dos doentes com sépsis". Deste modo, pretende-se contribuir para a diminuição da mortalidade que esta situação implica.


Direção do Serviço de Urgência

Relativamente à Via Verde de AVC, implementada no HDS desde 1 de julho de 2018, permite um trajeto rápido do doente quando dá entrada no hospital.

A intenção é conseguir que "o tempo desde a admissão do doente até ao início do tratamento fibrinolítico seja inferior a 60 minutos (este tratamento tem uma janela de 4,5 horas para ser dado e pode, em alguns casos, reverter completamente o quadro do doente)".


Sessão Formação Via Verde Trauma

É ainda referido que a implementação destas Vias Verdes pelo Serviço de Urgência do HDS foi antecedida por "ações de formação/divulgação dos protocolos de trabalho realizados pelos grupos de trabalho envolvidos".

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda