My Servier

Áurea Andrade é a nova presidente da Associação dos Diretores de Enfermagem

Realiza-se, esta sexta-feira, a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos dirigentes da Associação dos Diretores de Enfermagem (ADE). A equipa é liderada por Áurea Andrade, enfermeira diretora do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

A sessão, com início marcado para as 11h00, decorre precisamente no Centro de Congressos deste centro hospitalar (polo HUC).


Áurea Andrade

"Uniformização de práticas seguras e da segurança dos cuidados"

Fundada a 7 de outubro de 1998, a ADE é uma associação que tem como principal objetivo desenvolver trabalho entre os enfermeiros diretores, promovendo e disponibilizando algumas ferramentas de comunicação e de ajuda/parceria, com vista à "reflexão e coordenação das orientações da tutela, contribuindo para a definição de uma política de saúde e de enfermagem".

Este projeto associativo visa contribuir para a "uniformização de práticas seguras e da segurança dos cuidados", salvaguardando desta forma "as especificidades e a cultura organizacional de cada instituição, promovendo a partilha de experiências e do conhecimento adquirido pelos enfermeiros diretores, decorrente da experiência prática".

Por outro lado, a ADE tem igualmente assumido um papel no desenvolvimento de "linhas estratégicas para a gestão dos cuidados e segurança de enfermagem", facilitando o desenvolvimento de "sinergias institucionais", destacando-se o trabalho em rede no âmbito da investigação translacional, da prevenção da infeção associada aos cuidados de saúde, na gestão da qualidade, na humanização das organizações e na formação e investigação de pilares fundamentais da segurança dos cuidados de saúde.


2021-2023

Além de Áurea Andrade, os órgãos dirigentes que assumirão funções na ADE ao longo do biénio 2021-2023 incluem o vice-presidente, José Manuel Chora (enfermeiro diretor da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano), o presidente do Conselho Disciplinar, Eduardo Alves (enfermeiro diretor do Centro Hospitalar e Universitário do Porto), e o presidente da Assembleia Geral, João Telles, sócio fundador da ADE, atualmente em funções como enfermeiro diretor do Hospital Magalhães de Lemos.


José Ribeiro, enfermeiro diretor do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, assumiu a presidência da Associação de Diretores de Enfermagem no triénio 2018-2020 e vai agora presidir ao Conselho Fiscal.

 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda