KRKA

Urban Alehagen vai à FMUL partilhar como certos suplementos «abrandam o envelhecimento»

“Será uma oportunidade única para muitos profissionais de saúde contactarem com alguém que ouvem falar há anos”, afirma Gonçalo Cravidão, Country Manager da Pharma Nord, que traz este mês a Portugal o cardiologista e investigador Urban Alehagen.

Em declarações à Just News, o responsável não esconde o seu entusiasmo pelo facto da Pharma Nord estar a organizar a iniciativa que se vai realizar em três cidades. Em Lisboa, decorrerá no Grande Auditório João Lobo Antunes, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).

De inscrição gratuita, esta sessão decorrerá dia 13 de março, quarta-feira, e permitirá ouvir Urban Alehagen, "um cardiologista de renome na Suécia, com atividade no Hospital Universitário de Linköping, que se dedica a estudar o impacto de determinados nutrientes no processo de envelhecimento e na saúde, como é o caso da insuficiência cardíaca".

Gonçalo Cravidão salienta que o investigador "conseguiu comprovar, através de um estudo inovador, o KiSel-10, que foi publicado em jornais científicos como o International Journal of cardiology, que a associação de selénio e coenzima Q10 contrariam algumas das alterações biológicas".

E destaca o facto desta sessão se realizar na FMUL: "Para nós é uma honra e mais uma prova de que a comunidade médica confia na Pharma Nord enquanto referência no setor da suplementação alimentar."


Gonçalo Cravidão

Lisboa, mas também Porto e Albufeira

Conforme explica o seu responsável, a Pharma Nord já trouxe em outras ocasiões Urban Alehagen ao nosso país, mas será apenas a segunda vez que promove este “ciclo de conversas” em Portugal.

De acordo com Gonçalo Cravidão, “depois da grande adesão e excelente feedback que tivemos o ano passado, era inevitável darmos continuidade ao projeto”.

A iniciativa volta, assim, a decorrer novamente em três cidades. O objetivo é precisamente “conseguir chegar a mais destinatários ao longo do país”. A grande novidade é que, em 2024, os profissionais a sul do país terão também a oportunidade de conhecer e ouvir o investigador ao vivo.

Datas e cidades onde vai decorrer a sessão científica:
- 12 de março: Porto, HF Ipanema Park
- 13 de março: Lisboa, FMUL
- 14 de março: Albufeira, Hotel Nau São Rafael Atlântico

Foco na prevenção e numa abordagem holística


E a que profissionais de saúde são especialmente dirigidas estas sessões científicas?
 
“Considero que poderá ser muito benéfico para todos os profissionais que estão em contacto com a população e com doentes, na perspetiva de se promover um estilo de vida mais virado para a prevenção”, afirma Gonçalo Cravidão.

Nessa perspetiva, “os médicos de Medicina Geral e Familiar (MGF), que têm uma abordagem mais holística do doente, têm um papel de destaque e o facto é que o seu número tem vindo a aumentar nas nossas ações de formação”.

No entanto, revela que os participantes são de várias especialidades e áreas. “É o caso de endocrinologistas, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos ou profissionais ligados ao anti-envelhecimento”.



Suplementos alimentares: “É necessária uma robustez de documentação científica”

Questionado sobre como apareceu o apoio da FMUL, através da Clínica Universitária de MGF e do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública, para a realização desta sessão científica, Gonçalo Cravidão reconhece tratar-se de “uma história interessante”:

“O ponto de partida surgiu de uma médica da Faculdade, que é muito apologista da prevenção, reconhecendo que, no mundo às vezes não muito claro da suplementação, a Pharma Nord se diferencia. Quando soube que íamos ter o professor Urban Alehagen em Portugal, imediatamente propôs internamente que pudéssemos realizar esta palestra."

E acrescenta que, "enquanto farmacêutica, é para nós uma grande satisfação, porque não é comum um laboratório de suplementos alimentares dar uma palestra numa Faculdade de Medicina. Especialmente nesta área, é fundamental que os médicos reconheçam idoneidade nos suplementos que recomendam. Têm que reconhecer que há um efeito positivo real, que não é só placebo, na saúde do doente.”

Faz ainda referência à necessidade de "uma robustez de documentação científica no que aos suplementos alimentares diz respeito", indicando que "temos uma quantidade imensa de ensaios clínicos com os nossos suplementos" e com uma particularidade:

"Não utilizamos ensaios clínicos feitos por outras entidades e desatualizados. Temos ensaios clínicos feitos com os nossos suplementos e isso dá-nos uma credibilidade e uma robustez científica diferenciadora."



Estratégia de formação (presencial): “a coluna vertebral”


Segundo Gonçalo Cravidão, a decisão de realizar estas sessões científicas de forma presencial, trazendo Urban Alehagen desde a Suécia ao nosso país, “era algo inevitável”, conforme refere:

“De facto, com a pandemia, muitas empresas viraram-se quase 100% para a formação e comunicação exclusivamente online. A nossa cultura é um pouco diferente. Vemos muito mais valia em estar cara a cara com alguém, cara a cara com o interlocutor, perceber e ler no interlocutor que experiencia está a tirar da palestra, da formação e por isso nunca nos virámos para o online exclusivamente.”

Adianta ainda que o investimento em formação digital “não é algo que tencionemos fazer, porque os níveis de atenção e concentração e de absorção de conhecimento são muito superiores presencialmente”.
 
O responsável faz mesmo questão de realçar que “esta estratégia de formação é a coluna vertebral da Pharma Nord. Acreditamos que não há outra forma de transmitir conhecimento que não seja através de formação. E, em particular, nesta área dos suplementos, onde há muitos anúncios, mas pouca evidência para comprovar o que o anúncio diz.

E acrescenta: “Nós fazemos ao contrário. Apresentamos as evidências primeiro e depois as pessoas comprovam essa evidência. Essa é a nossa estratégia e é assim que achamos que devemos continuar. E se é necessário e útil realizarmos a mesma sessão científica em três cidades, é isso que fazemos”

A inscrição (gratuita) em qualquer das sessões científicas pode ser efetuada aqui.


Para mais informações ou esclarecimento de alguma dúvida:
Email: formacao@pharmanord.com

telf.: 214131130

 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda