Cepheid Talks

Universidade de Lisboa atribuiu a Luís Portela doutoramento Honoris Causa

O presidente da Fundação BIAL, Luís Portela, foi distinguido com o grau de Doutor Honoris Causa, atribuído pela Universidade de Lisboa, sob proposta da Faculdade de Medicina.   

A cerimónia decorreu no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa e foi transmitida online devido às restrições provocadas pela pandemia.

A distinção surge como reconhecimento do papel de Luís Portela como impulsionador da saúde, da ciência, da investigação e da filantropia em Portugal, com impacto para toda a comunidade académica e, inerentemente, para a sociedade.

O grau de Doutor Honoris Causa é atribuído a personalidades eminentes que se tenham distinguido na atividade académica, científica, profissional, cultural, artística, cívica ou política, ou que tenham prestado altos serviços à Universidade, ao País ou à Humanidade.

“Foi com enorme satisfação que recebi a notícia de que a Universidade de Lisboa tinha decidido distinguir-me com o doutoramento Honoris Causa. É com muita honra que aqui estou hoje, mas também com um profundo sentimento de gratidão”, declarou Luís Portela.


Luís Portela

Licenciado em Medicina pela Universidade do Porto, em 1979 Luís Portela desligou-se da carreira médica e universitária para assumir a presidência da BIAL, liderando a sua transformação numa farmacêutica internacional de inovação com o lançamento dos primeiros medicamentos de investigação portuguesa: um antiepilético e um antiparkinsoniano.

Em 2011, deixou a presidência executiva ao filho mais velho, António Portela, passando a exercer as funções de Chairman. Este ano, Luís Portela retirou-se da vida profissional para se dedicar à Fundação BIAL, aos seus livros e à família. 

Às qualidades empresariais, Luís Portela junta um conjunto de atividades filantrópicas e de apoio à ciência, nomeadamente através da Fundação BIAL, instituição mecenática, criada em 1994 em conjunto com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, com a missão de incentivar o estudo científico do ser humano, tanto do ponto de vista físico como espiritual.

Esta distinção vem juntar-se aos inúmeros prémios e distinções que o Presidente da Fundação BIAL recebeu ao longo de toda a sua carreira, entre os quais figuravam já os Doutoramentos Honoris Causa pela Faculdade de Medicina de Cádis, Espanha, pela Universidade do Porto e pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. 


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda