KRKA

Unidade de Dor da ULS do Nordeste aumenta áreas de intervenção com «tratamentos diferenciados»

Depois de, no ano passado, a Unidade de Dor da ULS do Nordeste ter apresentado um "crescimento notável, tanto ao nível da equipa de profissionais, como da multidisciplinaridade e diferenciação de tratamentos e intervenções nesta área", a perspetiva para 2024 é de continuar a aumentar a sua área de intervenção.



Em comunicado, a ULS do Nordeste adianta que a equipa dedicada ao tratamento da dor foi reforçada em 2023, permitindo o "aumento de consultas e de procedimentos no controlo da dor".

Foram, assim realizadas 773 consultas, 305 das quais foram primeiras consultas, e cerca de 600 procedimentos de intervenção, "o que traduz um ano de crescimento fruto do empenho e dedicação de todos os profissionais da equipa e também daqueles que colaboram com esta Unidade".

A ULS do Nordeste disponibiliza, nesta área clínica, a consulta de dor e a consulta de técnicas de intervenção terapêuticas e diagnósticas, com periodicidade quinzenal, técnicas de intervenção em Bloco Operatório, tratamentos para dor neuropática em regime de Hospital de Dia e ainda intervenção em colaboração com os Serviços de Nutrição e de Psicologia.

A equipa é constituída por dois médicos anestesiologistas (Catarina Janeiro, coordenadora, e Miguel Pereira) e um médico fisiatra (Bernardo Lagarto Moreno), duas enfermeiras (Paula Perdigoto e Umbelina Pires) e duas assistentes técnicas (Catarina Alves e Cândida Valdemar).

"Proporcionar uma resposta mais eficaz"

Para 2024, o objetivo passa por "aumentar a periodicidade das consultas, para proporcionar uma resposta mais eficaz e atempada aos utentes".

Por outro lado, a equipa visa também promover "o desenvolvimento de atividade científica e de investigação na Unidade e o reforço da colaboração com outros Serviços, nomeadamente com a Psiquiatria, tendo em vista a implementação de uma consulta de Psiquiatria da Dor.

A Unidade de Dor tem capacidade para tratar a dor crónica nas suas múltiplas vertentes - oncológica e não oncológica, dor musculoesquelética, dor crónica pós-operatória, dor neuropática e dor primária - de forma global e multidisciplinar.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda