KRKA

Um em cada três doentes com tumores neuroendócrinos apresenta doença em estado avançado

O Grupo de Estudos de Tumores Neuroendócrinos vai apresentar amanhã, 24 de janeiro, os resultados de um estudo nacional que envolveu quase 300 doentes de 15 hospitais, no Congresso de Endocrinologia, que está a decorrer no Funchal.

“Cerca de 1 em cada 3 doentes já apresentava a doença disseminada para outros órgãos, sobretudo o fígado. Os doentes foram na sua maioria operados, ficando sem doença aparente, quando o tumor estava ainda localizado. Quanto aos tumores avançados, a maioria fez tratamento médico, com poucos efeitos adversos.", afirma Ana Paula Santos, coordenadora do Grupo de Estudos de Tumores Neuroendócrinos, acrescentando que "a quimioterapia foi instituída numa pequena percentagem de doentes, sobretudo em casos mais graves. A maioria dos doentes manteve-se ativa, o que demonstra o bom estado geral que estes doentes apresentam, mesmo em casos de doença avançada”,

Refere ainda a especialista que “a grande maioria dos tumores primários estava localizada no pâncreas, seguida do intestino delgado e estômago. Os tumores bem diferenciados foram os mais frequentes”.

Das conclusões do estudo salienta-se, a idade média relativamente jovem ao diagnóstico (57 anos) e a igual distribuição entre os géneros.

O Estudo Transversal de Caracterização das Neoplasias Neuroendócrinas em Portugal envolveu 293 doentes com tumores neuroendócrinos do tubo digestivo distribuídos por 15 hospitais do norte, centro e sul do país. É um estudo observacional, multicêntrico, que incluiu dados demográficos, bem como de diagnóstico e terapêutica, de doentes seguidos nas consultas dos centros envolvidos durante um período de 18 meses.

O Grupo de Estudos de Tumores Neuroendócrinos pertence à Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) que está a organizar o Congresso Nacional de Endocrinologia, um evento que promove o debate, entre especialistas de renome nacional e internacional, sobre trabalhos desenvolvidos na área de endocrinologia.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda