ULS do Nordeste iniciou, em 2025, um novo projeto de teleconsultas em várias especialidades
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste deu início, "nas primeiras semanas de 2025, à implementação de um novo projeto de teleconsultas em várias especialidades, reforçando assim a proximidade e acessibilidade dos cuidados de saúde em resposta às necessidades dos utentes do distrito de Bragança".
O projeto envolve o Serviço de Epidemiologia, Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (SEPCIRA), com "especial foco no acompanhamento de doentes algaliados em risco de infeção, bem como as especialidades de Psiquiatria e Saúde Mental, Anestesiologia, Medicina Interna e Cuidados Paliativos".
É também adiantado que esta iniciativa na área da Telemedicina surge na sequência do evento Dia Digital e Telessaúde, realizado a 1 de outubro de 2024, o qual contou com "uma forte adesão dos profissionais de saúde da instituição às soluções digitais disponibilizadas na área dos telecuidados".
Segundo a ULS. após este encontro, foram realizadas reuniões técnicas entre os serviços envolvidos e, em articulação com a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), "foram ultrapassadas as principais questões operacionais e tecnológicas, permitindo assim o arranque efetivo das teleconsultas na ULS do Nordeste".
Num distrito caracterizado pela dispersão geográfica, a disponibilização de consultas através dos canais digitais que permitem o atendimento à distância é considerada "uma medida importante para a população, contribuindo assim para a redução das deslocações às Unidades de Saúde".