KRKA

ULS Coimbra vai implementar o Percurso Clínico Integrado para a Diabetes

"Acreditamos que, com o empenho e a experiência dos profissionais de saúde da ULS Coimbra, conseguiremos alcançar resultados significativos na gestão da diabetes e servir de modelo para futuras iniciativas de integração de cuidados", afirma Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra.

De acordo com o responsável, foi já nomeado o Grupo de Trabalho para o Desenho, Implementação e Monitorização do Percurso Clínico Integrado (PCI) para a Diabetes da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra).


Alexandre Lourenço

O projeto tem como principais objetivos “prevenir a diabetes, melhorar a qualidade de vida dos doentes, prevenir complicações evitáveis e otimizar a utilização dos recursos disponíveis na ULS de Coimbra".

Segundo Alexandre Lourenço, o grupo de profissionais envolvidos é "altamente experiente e com provas dadas na área da diabetes", sublinhando que “os PCI representam um dos instrumentos essenciais para a integração de cuidados na Unidade Local de Saúde de Coimbra, pois seguem uma metodologia comprovada para proporcionar cuidados abrangentes, contínuos e eficazes aos cidadãos que sofrem de condições específicas”.

Assim, a convicção é que a criação deste Grupo de Trabalho representa "um passo crucial na concretização da nossa visão de proporcionar cuidados centrados nos cidadãos e promover uma abordagem integrada na prestação de cuidados de saúde na região". 



A diabetes requer "uma abordagem proactiva"

“A diabetes é uma condição crónica que afeta uma parte significativa da população servida pela ULS Coimbra e representa um desafio crescente para os nossos serviços de saúde”, frisa Iva Pimentel, coordenadora deste Grupo de Trabalho.

A médica salienta ainda que “para além da necessidade de desenvolver programas de promoção da saúde e prevenção da diabetes, esta condição exige cuidados multidisciplinares, uma abordagem proactiva na prevenção de complicações e um acompanhamento rigoroso, que este PCI pretende assegurar aos doentes da nossa região”.


Quanto aos elementos que o PCI para a Diabetes terá como suporte, a ULS Coimbra revela que serão os sistemas de informação de saúde de gestão de base populacional e cuidados personalizados; as soluções de telemedicina e monitorização remota de doentes; a criação de uma Unidade de Cuidados Integrados de Ambulatório para a diabetes como resposta multidisciplinar de serviços e recursos adequados às necessidades complexas, programadas e agudas, dos doentes com diabetes; e respostas em proximidade nas comunidades de saúde da ULS Coimbra.

Os trabalhos do grupo serão coordenados por Iva Pimentel, que contará, na equipa, com o apoio de Diana Roda, Elsa Feliciano, Maria Guiomar Freitas, Maria Leonor Gomes, Maria Rosário Reis, Pedro Ribeiro, Susana Reis e Susana Jorge.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda