ULS Arco Ribeirinho cria Equipa Comunitária de Saúde Mental da Moita

A Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) acaba de anunciar que está a "apostar no reforço dos Cuidados de Saúde Mental junto da população", através da criação da Equipa Comunitária de Saúde Mental da Moita, na sequência de uma candidatura submetida ao PRR– Plano de Recuperação e Resiliência.

Esta candidatura, num valor de investimento total de 177 mil euros, incluiu a contratação de Recursos Humanos e a aquisição de uma viatura elétrica. A equipa iniciou agora funções nas instalações da Unidade de Saúde da Baixa da Banheira.

Com a deslocalização desta equipa para o concelho da Moita, a ULSAR pretende "melhorar a resposta junto da comunidade, reforçar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) face às mudanças demográficas e epidemiológicas do país e assegurar o acesso a Serviços de Saúde Mental de qualidade".

Esta descentralização visa ainda "prestar cuidados de maior proximidade à comunidade, utentes e famílias; reduzir o impacto das perturbações mentais e contribuir para a promoção da Saúde Mental das populações".


Gláucia Lima

Uma valência que permite "Saúde Mental mais inclusiva, digna e acessível"

De acordo com a diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, Gláucia Lima, o concelho da Moita “é o segundo concelho da nossa área de influência com mais utentes e podemos assim criar uma resposta com maior proximidade nesta área geográfica”.

Desta forma, ao estar mais perto da comunidade, a responsável refere que “permite-nos compreender melhor as suas necessidades, intervir de forma mais eficaz e reforçar o nosso compromisso com uma Saúde Mental mais inclusiva, digna e acessível".

E acrescenta: "Acreditamos que esta equipa será essencial para melhorar o bem estar da população e garantir respostas de qualidade aos utentes e às suas famílias."

A equipa é constituída por 2 Psiquiatras, 2 Enfermeiras, 1 Psicóloga, 1 Assistente Social, 1 Terapeuta Ocupacional, 1 Assistente Técnica e 1 Técnico Auxiliar de Saúde. Para além das Consultas Médicas e das Consultas de Psicologia, A ULSAR anuncia que serão disponibilizados tratamentos de enfermagem da área da Psiquiatria, sessões de Terapia Ocupacional individual e de grupo e sessões de Musicoterapia.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda