KRKA

Tarde do Jovem Internista dedicada a «promover escolhas criteriosas em saúde»

É hoje dado a conhecer aos médicos internos de Medicina Interna que estão no Congresso Nacional desta especialidade o projeto “Choosing Wisely Portugal - Escolhas Criteriosas em Saúde”, durante a Tarde do Jovem Internista.

O referido projeto tem como principal objetivo "promover escolhas em saúde baseadas na melhor evidência científica disponível".

Nesse sentido, é sublinhada a importância e reforçada a confiança dos médicos na utilização adequada de exames complementares de diagnóstico, "reduzindo o número de intervenções desnecessárias, sem eficácia/evidência comprovada e/ou com uma relação risco-benefício desfavorável".

António Grilo Novais, coordenador do NIMI - Núcleo de Internos de Medicina Interna, esclarece ainda que o programa nacional português "preconiza também a criação de materiais pedagógicos destinados aos doentes, realizados em colaboração com parceiros da comunidade e associações de doentes".

O objetivo é que estes materiais transmitam as recomendações em linguagem acessível, "de forma a promover a literacia em saúde e a contribuir para decisões partilhadas em saúde”.


Uma ação dinamizada pelo NIMI e pelo NEForMI - Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna

Celebração dos 10 anos EVERMI

Os internos vão também ser convidados a celebrar os 10 anos da Escola de Verão de Medicina Interna (EVERMI). Para António Grilo Novais, a iniciativa permite, sobretudo, “a partilha de conhecimentos, além de ser um momento de convívio e de amizade”.

Dos objetivos fazem parte a atualização científica em áreas diversas no âmbito da MI, o desenvolvimento do raciocínio do internista, o fomento de um “Espírito de Grupo” na MI portuguesa, o desenvolvimento de competências em técnicas de comunicação e em trabalho em equipa e a reflexão sobre a formação.



Choosing Wisely, um programa que, em Portugal, é desenvolvido pelos Colégios da Especialidade e coordenado pelo Conselho Nacional para a Formação Profissional Contínua da Ordem dos Médicos.



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda