KRKA

Summer Autoimmunity School «continua a fazer história como um projeto inovador e pluridisciplinar»

Carla Noronha, a sua coordenadora, sublinha que a Escola, para além da Medicina Interna, também envolveu, em 2023, a Reumatologia, a Pneumologia, a Oftalmologia, a Nefrologia e a Pediatria. A 9.ª edição do Summer Autoimmunity School aconteceu agora em setembro e, “de forma lúdica, atraiu, mais uma vez, internos de Formação Específica de todo o país e de especialidades diversas”.

Ocorrendo anualmente no final do verão, desde 2015, sem interrupção e mantendo sempre o formato presencial, a Summer Autoimmunity Scholl reúne um máximo de 40 participantes num local que se repete de ano para ano: o Quiaios Hotel, perto da Figueira da Foz.



"Abordagem diversificada"

Segundo Carla Noronha, “o curso destaca-se pelo seu compromisso em abordar complexos desafios da autoimunidade de maneira cativante e envolvente, com base na metodologia PBL (problem-based learning)”. A especialista de Medicina Interna do Hospital Beatriz Ângelo (HBA) esclarece que o principal objetivo da Escola “é promover uma compreensão mais profunda das doenças autoimunes, que afetam milhares de pessoas globalmente”.

“O que a torna verdadeiramente notável é a abordagem diversificada que proporciona, combinando a expertise de médicos de diversas instituições e especialidades”, frisa, destacando o contributo, na edição deste ano, do reumatologista Ricardo Blanco, de Santander (Espanha). Mas estiveram também envolvidos “excelentes preletores” de diversas instituições hospitalares portuguesas, como o HBA, o Hospital Fernando Fonseca, o CHU Lisboa Central, o CH de Trás-os-Montes e Alto Douro, o CH do Oeste ou o Hospital Particular do Algarve.



“Um ambiente de aprendizagem dinâmico”

Carla Noronha fala com entusiasmo do projeto cujo conceito havia sido, aliás, por si explorado pela primeira vez em 2007: “Os participantes mergulham num ambiente de aprendizagem dinâmico, que inclui palestras em autoimunidade, workshops interativos e a discussão de casos clínicos, visando o pensamento abrangente que esta temática acarreta, pois, reconhece-se que as doenças autoimunes não podem ser entendidas apenas a partir de uma única perspetiva.”


Carla Noronha

A sua coordenadora não tem mesmo dúvidas em afirmar que a Summer Autoimmunity School “conquistou uma reputação nacional como uma experiência única de aprendizagem em networking, assentando sobre uma plataforma de conteúdos e avaliação que tem sido aperfeiçoada ao longo dos tempos (PULP Academy)”.

O contentamento com esta Escola de Verão ficou bem patente na avaliação das respostas ao questionário de satisfação a que os participantes responderam, abrangendo as várias vertentes, da docência à logística, não esquecendo a própria plataforma utilizada.

A Summer Autoimmunity School tem o patrocínio científico do Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (NEDAI-SPMI).


Comissão Organizadora da 9.ª edição da Summer Autoimmunity School (especialistas e internos de MI do HBA): Isabel Araújo (int.), Ana Isabel Reis, Ana Grilo, Joana Marques, Carla Noronha, Teresa C. Silva (int.), João Espírito Santo, Mafalda Vasconcelos (int.) e Patrícia Moreira (int.)

 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda