SPMI lança 1.ª edição do Curso e-learning de Emergências e Urgências em Medicina Interna
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna vai realizar, através do Núcleo de Estudos de Urgência e do Doente Agudo (NEUrgMI), a 1.ª edição do Curso E-learning de Emergências e Urgências em Medicina Interna.
O curso, que tem início no dia 10 de abril, termina dia 30 de outubro e visa promover "a aquisição e consolidação de conhecimentos na abordagem das patologias do foro da Medicina Interna mais prevalentes em ambiente de Urgência". Será o caso das urgências cardiovasculares, respiratórias, neurológicas, metabólicas, gastroenterológicas e renais.
Para Maria da Luz Brazão, coordenadora do núcleo, a realização desta formação justifica-se plenamente, uma vez que o trabalho desenvolvido nas urgências exige "uma enorme destreza e sistematização de atitudes, deteção rápida e sequencial das disfunções que possam pôr em risco a vida, e instituição de tratamento imediatamente após a sua identificação".
Maria da Luz Brazão
O internista é "o gestor ideal do doente agudo"
A iniciativa que este ano é lançada vai ao encontro dos objetivos do núcleo, fazendo a sua responsável questão de lembrar que "os internistas trabalham no serviço de Urgência dos hospitais portugueses 24h por dia, 7 dias por semana, durante todo o ano".
Nesse sentido, considera que, "pela sua capacidade de liderança, aliada a um edifício teórico sólido e destreza na execução de técnicas, o internista é o especialista ideal para lidar com todas as exigências da prestação deste tipo de cuidados médicos, sendo o gestor ideal do doente agudo".
Esta 1.ª edição do Curso E-learning é dirigida, portanto, a médicos internos ou especialistas de Medicina Interna, mas está também aberta a médicos de outras especialidades e a internos da Formação Geral.
Podem ser consultadas todas as informações sobre o curso aqui.