KRKA

SPAIC assinala Dia Mundial da Asma 2014

Organizado pela GINA (Global Initiative for Asthma), iniciativa promovida pela Organização Mundial de Saúde, o Dia Mundial da Asma assinala-se no dia 6 de maio, sob o lema: "O controlo da asma é possível”. Este evento, ao qual a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) se associa, tem por objetivo melhorar o diagnóstico e o tratamento da asma em todo o mundo.

Em documento divulgado pela SPAIC, no âmbito do Dia Mundial da Asma, é referido que, em Portugal, estima-se que a asma afete cerca de 700 mil residentes (6,9% da população), mas que apenas 57% dos asmáticos têm a sua doença controlada. Alerta-se para o facto de que asma é uma das doenças crónicas mais comuns que afeta crianças e adultos e, quando não controlada, é uma das principais causas de morbilidade e mortalidade por doença respiratória. Trata-se de uma doença sub-diagnosticada e subtratada que afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

Sintomas
A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas, caracterizada por sintomas respiratórios recorrentes, como pieira, falta de ar (dispneia), opressão torácica e tosse. Vários fatores de risco podem agravar a inflamação das vias aéreas tornando-as hiperreactivas e desencadeando os sintomas de asma. Por exemplo, a rinite tem uma forte associação à asma e, num estudo recente em Portugal, observou-se que ter Rinite aumenta em cerca de 4 vezes o risco de ter asma. Entre os fatores desencadeantes da asma contam-se alergénios do meio ambiente, algumas infeções (p.ex. víricas) e irritantes no ar inalado, como poluentes e tabaco.

Gravidade da doença
A asma pode ter vários graus de gravidade (desde intermitente a persistente, ligeira a moderada ou grave), mas a sua gravidade não é uma característica fixa, alterando-se ao longo de meses ou anos. Só o controlo da doença e dos sintomas permite melhorar a qualidade de vida e reduzir o risco futuro.

Tratamento
O objetivo do tratamento da asma é atingir e manter o controlo da doença ou seja, ausência de sintomas diurnos (ou sintomas mínimos), ausência de sintomas noturnos, sem limitação da atividade, sem necessidade de medicação de alívio (ou medicação mínima), sem crises ou exacerbações (ou raramente) e uma função pulmonar normal (ou próxima do normal). Para atingir o controlo da asma é necessário identificar e evitar os fatores desencadeantes, tomar a medicação corretamente, particularmente os inaladores, reconhecer e saber como atuar perante os sinais de agravamento.

O tratamento da asma compreende dois tipos de medicamentos: a medicação de controlo (especialmente anti-inflamatórios – p.ex. corticosteróides inalados) que deve ser tomada diariamente para prevenir o aparecimento dos sintomas, melhorar a função pulmonar e prevenir as crises e a medicação de alívio (broncodilatadores de ação rápida inalados) para tratamento das crises ou exacerbações com rápido alívio dos sintomas.

Sobre a SPAIC
Fundada a 10 de Julho de 1950, como Sociedade Portuguesa de Alergia, a SPAIC (Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica) é a maior associação científica nacional que agrega especialistas médicos (Imunoalergologistas), investigadores e técnicos dedicados ao estudo da alergia, asma e imunologia clínica, organizando e patrocinando regularmente uma gama
alargada de programas de formação e desenvolvimento profissional nestas áreas.

Sobre a GINA
A Global Initiative for Asthma (GINA) foi criada em 1993 para trabalhar com profissionais de saúde e departamentos de saúde pública em todo o mundo, com o objetivo de reduzir o impacto da asma.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda