Cardiologia do Hospital Garcia de Orta organiza South Side of the Heart

O Serviço de Cardiologia do Hospital Garcia de Orta (HGO), dirigido por Hélder Pereira, vai realizar, dia 27 de setembro, a reunião South Side of the Heart 2018. O evento resulta da necessidade de formação específica "nas áreas emergentes da intervenção cardiovascular, em que a cardiologia de intervenção se cruza com a doença valvular, a insuficiência cardíaca e a doença vascular pulmonar tromboembólica".

Maria José Loureiro, que integra a Comissão Organizadora, juntamente com Rita Calé e Inês Cruz, sublinha ainda que o South Side of the Heart 2018 "promete preencher uma lacuna da formação especializada nestas áreas de inovação, recorrendo aos peritos nacionais e internacionais que mais se destacam nas respectivas áreas de diferenciação".

A coordenadora da Unidade de Hipertensão Pulmonar do HGO adianta que a reunião, "de caráter eminentemente prático, terá uma sala dedicada à intervenção cardiovascular, onde vão ser apresentados quatro sessões live in a box, orientadas por peritos".


Rita Calé, Maria José Loureiro e Inês Cruz

Estarão em foco temas como a angioplastia pulmonar de balão, a intervenção percutânea nas válvulas mitral e tricúspide, a revascularização completa e o suporte hemodinâmico na falência ventricular. Estas sessões contemplarão a demonstração dos aspectos técnicos da intervenção, mas também "a evidência científica que suporta a mesma, por forma a cumprir os objectivos educacionais definidos no início de cada sessão".

MGF, Cardiologia e Medicina Interna

Em sala paralela vão ser abordados, em conjunto com a medicina interna e a medicina intensiva, a embolia pulmonar aguda e crónica, a insuficiência cardíaca aguda e o choque cardiogénico em sessões interactivas com recurso a casos clínicos apresentados e discutidos por peritos.

Integrados no programa do evento, realizar-se-ão cursos com uma vertente prática entre os quais “Update em anticoagulação oral nos doentes com fibrilhação auricular”, dirigido à medicina geral e familiar e “Envolvimento cardíaco nas doenças sistémicas: quando um especialista não chega!” dirigido à cardiologia e medicina interna.



De acordo com os elementos da Comissão Organizadora, o South Side of the Heart 2018 pretende ter "uma vertente dominante educacional e ser uma oportunidade de partilha de conhecimento, com vários momentos de discussão interpares", sendo deixado um convite "a todos os médicos interessados a estarem presentes".

Para mais informações: secretariado.cardiologia@hgo.min-saude.pt 


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Médicos de família assinalam Dia Mundial da Asma 2019 na Sertã