Cepheid Talks

Sociedade Portuguesa de Transplantação celebra amanhã, no Porto, o 6º Dia do Transplante

Realiza-se amanhã, na cidade do Porto, a comemoração do 6º Dia do Transplante, organizada pela Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT). A cerimónia oficial terá lugar na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Palácio de Cristal, e nela serão homenageados os transplantados com mais de 25 anos de transplante funcionante. De seguida, realiza-se um almoço convívio.

Este dia pretende dar a conhecer a atividade de transplantação em Portugal e celebrar a vida dos doentes submetidos com sucesso a esta intervenção, sendo de particular importância para os doentes transplantados, familiares e amigos.

Susana Sampaio, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação explica que “é sabido que um órgão transplantado não é eterno e acaba por vir a ser perdido mas, pretende-se demonstrar que podem conseguir-se vidas prolongadas e com grande qualidade após um transplante. Os resultados portugueses são excelentes e estes testemunhos que reuniremos nesta celebração são uma prova disso. Pretende-se também aproveitar esta data, tão importante para a transplantação portuguesa e para os doentes renais crónicos, para informar a população geral sobre como é possível ser transplantado durante muitos anos e assim promover a transplantação, bem como a doação em vida”.

O tempo máximo que um órgão transplantado consegue sobreviver e funcionar é difícil de definir. “A vida média do órgão transplantado depende das suas condições, do dador em que foi colhido, das circunstâncias do transplante mas também muito do comportamento do doente transplantado. Também é importante a adesão a estilos de vida saudáveis para evitar o risco de obesidade, dislipidemia e hipertensão arterial, que podem contribuir para a perda de enxerto”, afirma Susana Sampaio.

Fernando Macário, presidente da SPT, relembra que “há vários anos que a SPT se debate pela necessidade de descentralizar o seguimento dos doentes transplantados, mas isso só é possível se existir empenhamento de todos, profissionais e instituições de saúde, autoridades competentes e até os próprios doentes. Os exemplos já existentes provam que é possível e benéfico."

De acordo com Fernando Macário, outros aspetos precisam claramente de maior promoção, nomeadamente a campanha da SPT sobre a promoção do transplante renal de dador vivo. Intitulada´Doar um Rim Faz Bem ao Coração`, esta campanha "precisa da continuação da sua efetiva promoção com medidas legislativas que facilitem e descompliquem o processo de doação". Entre outros exemplos, o presidente da SPT refere que "o transplante renal cruzado necessita de divulgação junto dos profissionais de saúde e, muito particularmente, junto dos nefrologistas e enfermeiros da área da diálise e transplantação".

PROGRAMA:


11h00 - Receção dos participantes

11h30 - Sessão solene

14h00 - Almoço convívio

16h00 - Plantação da árvore

17h00 - Regresso dos participantes

 

Contactos:
Secretariado - Acrópole
Telf.: 226 199 683/968 900 358
emails: secretariado@spt.pt    ritapollmann@acropole.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda