KRKA

Sociedade Portuguesa de Pneumologia lança campanha: “A única forma segura de fumar é não fumar”

“A única forma segura de fumar é não fumar” é o mote da campanha que, lançada pela Comissão de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, assinala o Dia Mundial Sem Tabaco, no próximo dia 31 de maio. Trata-se de uma mensagem que pretende chamar a atenção para a importância da cessação tabágica como a única forma de evitar os malefícios do tabagismo, que continua a ser a principal causa de morte evitável em todo mundo.

A campanha procura, em particular, alertar para o facto de qualquer meio de consumo de nicotina, seja este através de cigarros convencionais, de enrolar, eletrónicos ou até cigarrilhas, charutos ou cachimbos, é altamente nocivo para a saúde.

Segundo Ana Figueiredo, coordenadora da Comissão de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia “é importante consciencializar os fumadores para a importância da cessação tabágica, promovendo o combate à dependência física e psicológica, a qual não deve passar por substitutos como cigarros light e slim, anunciados como tendo menos nicotina, ou até cigarros eletrónicos.”

Em foco está ainda a promoção da saúde, a qual encontra nas novas diretivas europeias a introdução de importantes medidas que podem ajudar a combater o tabagismo e a introdução de novas formas de consumo de nicotina, especialmente pelas camadas mais jovens.

Apesar de estar prevista a eliminação de aromas como o mentol, que tornam o tabaco mais atrativo, a Comissão de Tabagismo considera que ainda há muito para fazer no que diz respeito à regulamentação de questões como a do cigarro eletrónico. “A luta contra o tabagismo deve passar pela eliminação da dependência, o que não acontece com o uso do cigarro eletrónico que acaba por constituir um retrocesso na luta contra o hábito quando o objetivo é a cessação tabágica, não é a sua substituição”, acrescenta Ana Figueiredo.

A campanha “A única forma segura de fumar é não fumar” vai ser lançada oficialmente dia 31 de maio e estará presente em mais de 500 instituições de saúde, de norte a sul do país.

Evitar 400 milhões de mortes
O tabagismo é hoje a principal causa de morte evitável em todo mundo, provocando cerca de 6 milhões de mortes por ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tratamento dos fumadores é fundamental para controlar esta epidemia, a par com outras medidas tais como a informação e educação dos jovens, impostos sobre o tabaco e legislação mais restritiva. Vários estudos indicam que a cessação tabágica irá trazer benefícios nos próximos 20 a 30 anos. Se metade dos fumadores deixar de fumar nos próximos 20 anos, evitar-se-ão 400 milhões de mortes.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda