KRKA

Sociedade Portuguesa de Medicina Interna com 3 novos sócios honorários

António Rodrigues Dias, João Sequeira e Maria da Luz Brazão foram agraciados com o título de sócios honorários na cerimónia de encerramento do XXI Congresso Nacional de Medicina Interna. Surpreendidos e emocionados, agradeceram a distinção e prometeram continuar com a mesma disponibilidade de sempre. 



Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da SPMI, surpreendeu a sala e os homenageados depois da entrega de prémios à melhor imagem, poster e comunicação oral. Feito o balanço do Congresso, o maior de sempre na história da Medicina Interna, começou por argumentar que a SPMI “tem muitos sócios, todos eles são bons, mas alguns, fruto do seu trabalho e da sua dedicação, têm-se destacado um pouco mais”. Razão que levou a Sociedade a distinguir alguns dos seus associados com o título de sócios honorários.


António Rodrigues Dias foi presidente da SPMI, diretor clínico do Hospital de S. Marcos e cofundador das Jornadas de Medicina Interna de Braga. Narciso Oliveira, a quem coube apresentar o homenageado, destacou-o como “cidadão atento e participante”, na qualidade de médico e cidadão. “Enquanto clínico, estava na enfermaria, na urgência, estava sempre onde um internista deve estar”, sublinhou.


João Sequeira, que, nos últimos anos, foi diretor da Revista de Medicina Interna, foi distinguido pelo seu “valor ético e humano”. Maria João Lobão apresentou-o como um homem “dotado de uma inteligência suprema”, como tendo uma “cultura médica vasta e sólida”. Multifacetado nos seus interesses e saberes, e sendo público o seu gosto pela poesia, foi citado um excerto de um poema de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa: “Todas as coisas são, em verdade, excessivas e toda a realidade é um excesso, uma violência, uma alucinação extraordinariamente nítida.”


Maria da Luz Brazão, coordenadora do Núcleo de Estudos de Urgência e do Doente Agudo, é a principal impulsionadora do Centro de Simulação Clínica da Madeira, estando a preparar o primeiro congresso na área da urgência. Foi a última das homenageadas em Vilamoura. António Martins Baptista classificou Maria da Luz Brazão como uma médica que tem demonstrado sempre “um profissionalismo a toda a prova”.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda