Sociedade de Oncologia leva informação à população no Dia Mundial do Cancro
A propósito do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, assinalado a 4 de fevereiro, a Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) promoveu uma vasta ação de sensibilização e informação. Através da distribuição gratuita de um jornal informativo nos hipermercados Jumbo, de norte a sul do país, a iniciativa, organizada em parceria com o Grupo Auchan (Jumbo), permitiu ajudar a esclarecer muitos milhares de portugueses.
Para Gabriela Sousa, presidente da SPO, "apesar da população ser sensibilizada com diversas campanhas ao longo do ano. ações como esta são sempre muito importantes, pois ajudam a alertar para a prevenção do cancro".
Na sua opinião, o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro é uma "excelente oportunidade de levar informação à população, salientando o papel que cada um tem na prevenção do cancro, quer em termos individuais, quer para a sua família".
Iniciativas como esta, que foi desenvolvida a nível nacional, possibilitando um contacto muito direto com a população, "é uma forma de levar as pessoas a adotarem estilos de vida saudáveis e ajudar os jovens a adotarem regimes alimentares saudáveis, a praticarem exercício físico e a evitarem hábitos tabágicos".
A presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia participou ativamente na ação que decorreu por todo o país, ajudando a prestar esclarecimentos e a sensibilizar os portugueses para o facto de que todos têm um papel a desempenhar na prevenção e no controlo dos fatores de risco associados ao cancro, "o que pode promover melhores resultados individuais e coletivos em Saúde". E sublinha: "A prevenção começa em cada um de nós!".