KRKA

Sociedade de Geografia de Lisboa recebe conferência: "História da Urologia. Visão sintética"

A Sociedade de Geografia de Lisboa, através da Secção de História da Medicina, vai realizar, dia 26 de junho, quinta-feira, uma conferência intitulada "História da Urologia. Visão sintética". O tema será desenvolvido por Manuel Mendes da Silva, urologista. A entrada é livre e o início da intervenção está marcado para as 18h30.

O presidente da Secção de História da Medicina, José Luís Doria, faz o seguinte enquadramento sobre a iniciativa e o tema que estará em discussão:

"A Urologia só existe como especialidade médico-cirúrgica independente desde o final do século XIX, início do século XX. Todavia, desde tempos imemorais, existem descritas patologias e terapêuticas que hoje são do foro da urologia, que foram eoluindo através dos tempos, passando da uroscopia, da litotomia e da exploração instrumental uretrovesical à endoscopia diagnóstica e terapêutica do baixo aparelho urinário, do acesso endoscópico para o alto aparelho urinário ao diagnóstico radiológico urológico, da urodinâmica às próteses, da cirurgia de exérese à cirurgia reparadora e ao transplante, da hormono/quimio/radioterapia à terapia-alvo e às cirurgias laparoscópica e robótica...
Uma viagem fascinante e por vezes muito curiosa..."

A Secção de História da Medicina tem por objetivo o "estudo e a divulgação da História da Medicina em Geral e, em especial, da Medicina Portuguesa, bem como de áreas que lhe estejam correlacionadas".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda