KRKA

SKY Meeting no Porto: «um congresso de cirurgia para jovens»

O auditório do CIM - Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) acolhe, no próximo mês, a 1.ª edição do SKY (Surgical Knowledge for Youth) Meeting. Hugo Santos Sousa, presidente da Comissão Organizadora, explica tratar-se de “um congresso de cirurgia para jovens“ que, desta vez, irá associar a Cirurgia Geral à Gastrenterologia, mas que, no futuro, "pretende abarcar várias especialidades".

O cirurgião do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) conta que o desafio foi-lhe lançado pelos elementos da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), alguns dos quais já tinham sido seus alunos.

“Inicialmente, a ideia era organizarmos um congresso de cirurgia minimamente invasiva, mas cedo pensámos em transformá-lo em algo mais abrangente e transversal”, relata o também assistente da FMUP.

Hugo Santos Sousa explica que o mote para a reunião foi “transmitir o conhecimento e o gosto pelas especialidades cirúrgicas às gerações futuras”, uma máxima que o marcou durante o seu percurso, nomeadamente pelas experiências que foi tendo no estrangeiro onde, durante o período da sua formação, cirurgiões tiveram a preocupação de lhe transmitir o que sabiam.


Hugo Santos Sousa

"Com a irreverência dos jovens surgem inovações"

“O céu é o limite”, diz, fazendo um paralelismo com o nome do evento: SKY. “Aliada à irreverência dos jovens e ao conhecimento dos ´experts`, podemos avançar, fazer cirurgias mais complexas com diferentes abordagens, nomeadamente cirurgia minimamente invasiva”, considera.

O evento dirige-se, fundamentalmente, a alunos, internos do Ano Comum e internos de Especialidade, "bem como especialistas com espírito jovem que queiram aprender ou estar em contacto com os jovens".

“Considero que com a irreverência dos jovens surgem inovações. Acho que eles têm que ser o nosso motor”, sublinha, desenvolvendo que na investigação que faz se baseia muito nos alunos, na orientação de teses e na aposta nos internos.


Elementos da Comissão Organizadora do SKY Meeting 2018

Programa contempla diversas tipologias de sessões

A reunião arranca com uma intervenção intitulada “Ser professor… é ser lembrado para o futuro”, onde Sobrinho Simões, patologista e investigador, será homenageado por uma das suas “discípulas”, Fátima Carneiro, recentemente distinguida com o prémio de patologista mais influente do mundo, título que, curiosamente, já fora atribuído anteriormente a um outro português, precisamente Sobrinho Simões.

Terão lugar duas sessões plenárias, uma sobre cirurgia bariátrica e outra sobre patologia digestiva alta, "em que serão abordados vários temas em diferentes perspetivas, quer por cirurgiões, quer por gastrenterologistas". 

As mesmas áreas serão focadas também em duas Keynote Lectures, por "dois convidados internacionais de renome a nível mundial nestas matérias".



O programa contempla igualmente vários workshops, focando temas diversos, desde a sutura à laparoscopia, em diferentes áreas cirúrgicas, bem como sessões paralelas, onde será feita a discussão de acordo com três binómios – vídeos/casos clínicos; Cirurgia Geral/Gastrenterologia; patologia digestiva alta/obesidade.

O encontro, agendado para dia 24 de novembro, terminará com uma cerimónia de encerramento, na qual será entregue o prémio ao vencedor de um concurso de fotografia que vai ter lugar durante o evento.

As inscrições serão abertas esta quarta-feira, 24 de outubro, havendo, por uma questão de logística, 250 vagas para alunos e 100 para internos e especialistas.

Além de Hugo Santos Sousa, a coordenação da Comissão Organizadora está a cargo de Benedita Viana, Catarina Relvas, Inês Brás e José Miguel Azevedo, estudantes da FMUP e elementos do Departamento de Investigação, Formação e Ciência da Associação de Estudantes.


Coordenadores da Comissão Organizadora do SKY Meeting 2018: Catarina Relvas, Inês Brás, Hugo Santos Sousa, Benedita Viana e José Miguel Azevedo

O programa e outras informações podem ser consultadas aqui.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda